Agora Marcelo Spalding lança Crianças do Asfalto (Editora Cultura), resultado de uma releitura ficcional feita por ele de teses e dissertações de alunos do Centro de Estudos Psicológicos da UFRGS (CEP-RUA). A obra retrata a dura realidade das crianças de rua, encontrada pelos pesquisadores, mostrando de forma poética e sensível a vida daqueles que esmolam do outro lado do vidro de nossos carros.
Tive o privilégio de ser citada na orelha do livro assim: ... Afora essa importância acadêmica, o livro despertou em pessoas como a professora Marli Fiorentin o interesse de trabalhá-lo em sala de aula, como expressa em carta ao autor: "Você demonstrou tanta sensibilidade ao descrever as ações que fiquei emocionada. Aqueles dois contos sobre o futuro são maravilhosos. Fico imaginando trabalhar com esses textos com os alunos, falar de sonhos, mostrar essa realidade diferente da deles em alguns aspectos. O conto 'As imagens de um menino' é surpreendente, emocionante, demais. Eu chorei lendo. Aquele das brincadeiras também está genial. Você mostrou bem o imaginário infantil."
Achei extremamente original a forma como foi escrito, trazendo ao conhecimento do leitor pesquisas acadêmicas através de histórias em ficção, precedidas sempre por um breve resumo do estudo feito pelos pesquisadores. Recomendo a leitura. Se alguém tiver interesse em adquirir, entre em contato com Marcelo aqui.
Nossa! Fiquei com vontade de ler o livro do Marcelo. Qualquer dia, eu encomendo.
ResponderExcluirAbraços.