18 janeiro 2008

Crianças do Asfalto

Conheci Marcelo, interagindo nos meus blogs, onde ele participou de projetos de leitura e escrita com meus alunos. A partir daí, tive o privilégio de ser sua leitora e conhecer mais de perto muito de sua produção literária, antes mesmo da publicação.

Agora Marcelo Spalding lança Crianças do Asfalto (Editora Cultura), resultado de uma releitura ficcional feita por ele de teses e dissertações de alunos do Centro de Estudos Psicológicos da UFRGS (CEP-RUA). A obra retrata a dura realidade das crianças de rua, encontrada pelos pesquisadores, mostrando de forma poética e sensível a vida daqueles que esmolam do outro lado do vidro de nossos carros.

Tive o privilégio de ser citada na orelha do livro assim: ... Afora essa importância acadêmica, o livro despertou em pessoas como a professora Marli Fiorentin o interesse de trabalhá-lo em sala de aula, como expressa em carta ao autor: "Você demonstrou tanta sensibilidade ao descrever as ações que fiquei emocionada. Aqueles dois contos sobre o futuro são maravilhosos. Fico imaginando trabalhar com esses textos com os alunos, falar de sonhos, mostrar essa realidade diferente da deles em alguns aspectos. O conto 'As imagens de um menino' é surpreendente, emocionante, demais. Eu chorei lendo. Aquele das brincadeiras também está genial. Você mostrou bem o imaginário infantil."

Achei extremamente original a forma como foi escrito, trazendo ao conhecimento do leitor pesquisas acadêmicas através de histórias em ficção, precedidas sempre por um breve resumo do estudo feito pelos pesquisadores. Recomendo a leitura. Se alguém tiver interesse em adquirir, entre em contato com Marcelo aqui.

Um comentário:

  1. Nossa! Fiquei com vontade de ler o livro do Marcelo. Qualquer dia, eu encomendo.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)