16 julho 2008

Projeto educacional com música

Um dos meus blogs favoritos é o Boteco na Escola (nome sugestivo, não é?) , do professor Jarbas. Além de exibir sempre ótimos temas, o faz de um jeito leve e simpático que convida a gente a ficar um pouco mais ( o nome não é à toa). Pois esses dias , visitando o Boteco, descobri uma nova ferramenta , o Goear, site que tem um acervo de músicas colocadas no ar pelas pessoas que fazem cadastro lá. Fiz meu cadastro, claro, e já testei com essa música. Ainda há pouco de música brasileira por lá, mas podem ser enviadas (upload).





O professor Jarbas traz uma idéia de uso educacional utilizando o repositório de músicas numa proposta de show temático. E mais, me fez uma provocação para levar a idéia adiante. Já imaginou contar a história do Rio Grande do Sul, fazer uma linha de tempo, só com música? Ou então trabalhar o folclore, as diversidades culturais, as questões ambientais, os relacionamentos amorosos, enfim... tema é o que não falta. Estou matutando alguma idéia, mas peço ao professor Jarbas que seja paciente, pois o tal de insight está de férias e meus pobres neurônios implorando por uma folguinha. (consequência de querer abraçar o mundo com braços curtos demais).Alguém tem uma idéia genial para socializar aqui? Caso utilizem em alguma prática, voltem pra contar como foi.

4 comentários:

  1. Oi Marli!
    Sou fascinado por música! Vou visitar o blog do Jarbas apra conferir.
    Daniel.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marli.
    Essa é a magia do ciberexpaço, a interligação/hiper-ligação. Criamos uma rede de compartilhamos de continuação de idéias. Gostei desse post e pessoalmente gosto desses trabalhos com áudio. Já desenvolvi, principalmente com meus alunos da educação Infantil, a dimensão de poder ouvir sua própria voz, pois com certeza, quando trabalhamos com dimensões como a autoria, o protagonismo, ou até o auto-conhecimento, estamos re-significando a nossa relação com o conhecimento, não só externo, mas interno.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Bela música, mas não consegui que parasse de tocar.
    Gostei das idéias do Jarbas. Não tenho férias, só uma semana de recesso.
    Abraços amigos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marli, tudo bem? Adorei este seu post. Acho que a escola carece de leitura de áudio, imagem e movimento. A idéia de 'contar' a história através da música é muito boa. Vou conhecer o site. Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco.
    Um grande abraço. Ah, coloquei um link da blogosfera no meu blog http://caminhosdosol.blogspot.com

    Um grande braço

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)