02 maio 2009

Mashup?

Twittando encontrei esse poema no Blog Poesia Hoje, usando a técnica do mashup(desconhecia), que segundo o autor do mesmo, Matheus Vinhal, é um termo técnico que surgiu para desenvolver softwares e unir vários serviços num só, novo e original,mas vem sendo importado também para outras áreas, como no caso desse poema que usa versos de outros poemas formando um novo, com nova temática, usando em cada verso o link para o poema de origem. Leia Simbiose. Eu me surpreendi e já estou vendo aí uma possiblidade para trabalhar com alunos.

7 comentários:

  1. olá, querida, idolatrada,slave,salve,mestra! (hihihihihi só plagiei uma antiga novela,cujo nome esqueci!)mas gosto de ler teu blog porque sempre tem novidades quentinhas. realmente o termo "mashed"tem a ver com mistura e essa mistura de poemas é muito legal! possibilidade de trabalhar com os alunos pra fazerem um novo poema baseado em outros autores! porque os alunos sempre se queixam da " falta de inspiração" ou de " plavras" para expressarem seus sentimentos! anotada a sugestão!
    super abraço vera

    ResponderExcluir
  2. Marli!
    Adorei Simbiose, passei por lá.
    A sinergia dá o tom e não-linear a nos fazer rir, encontrar, brincar, amar sei lá...
    É muito boa idéia, bem próxima da bricolagem lobatiana e moriniana, cujas imagens cotidianas pululam acusticamente e formam a rede e a partilha, os versos evocam sentimentos, emoções e empatias e estão ecoando igual aquela música que a gente ouve e não sai da cabeça o dia inteiro...

    E agora, José? (Drumonnd/Paulo Diniz) - essa é a música do dia...

    Adorei o "varal de poesia" também!
    Muito agradecida por suas palavras!
    Maria do Rocio

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marli!

    Faz dias quero te agradecer as dicas que deste no Blogs_educativos sobre literatura e web... Mauro Paz, Marcelo Spalding... Artistas gaúchos.com...
    Tudo novo para mim e encantador...

    Chego aqui e caio no "Simbiose"... genial!!

    Valeu!!!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Amiga, saudades!
    Adorei a novidade. Vou propor as minhas professoras.
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante mesmo, Marli.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo recado, falar na importância da leitura nunca é demais, e é sempre bom renovar o convite, ainda mais se isso é feito por alguém genial com você.
    Sobre o Simbiose, interessante a possibilidade de brincar com o universo literário e ampliar o conhecimento. Mostrando trechos originais de poemas e com um jogo criativo formar novo poema, essa ideia que aparece, vai e vem de um texto para outro e forma um outro maior ainda, dando a ideia do todo formado por partes que se ligam com um sentido comum, também é arte, também é cultura.
    Levar, adaptar, motivar aos alunos com essa ferramenta seria brilhante.

    ResponderExcluir
  7. Tia.
    Achei muito legal!Tia eu tô querendo modifica umas coisas no Blogabi,vc me ajuda?
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)