20 fevereiro 2010

Uma bela reflexão

Iniciamos o ano letivo com as energias revigoradas e embora os desafios sejam grandes, o amor é a força que nos impulsiona a vencê-los. Como educadores, só podemos obter êxito se formos o contraponto dessa sociedade egoísta, mesquinha , superficial e indiferente. É na escola e na figura do educador que as crianças e adolescentes buscam os referenciais, o amparo e afeto, que muitas vezes faltam na família. Que sejamos nós os que estendem as mãos, demonstrando amor, mesmo diante de atitudes que, às vezes, não compreendemos à primeira vista, e julgamos hostis. Afinal, dizem que ao amor, nada resiste. Abaixo transcrevo, de autor que desconheço, uma linda reflexão que pode ser usada também na sala de aula.


O Círculo do Amor e do Ódio


Um famoso senhor com poder de decisão gritou com seu diretor, porque estava com ódio naquele momento.


Seu diretor, chegando em casa, gritou com sua esposa, porque estava gastando demais. A esposa, por sua vez, gritou com a empregada, porque esta quebrou um prato. A empregada chutou o cachorrinho no qual ela tropeçara. O cachorrinho saiu correndo e mordeu uma senhora que passava pela rua, pois ela atrapalhava sua saída pelo portão. Esta senhora foi á farmácia para tomar vacina e fazer um curativo, acabou gritando com o farmacêutico, porque a vacina doeu ao ser aplicada.


O farmacêutico, chegando em casa, gritou com sua mãe, porque o jantar não estava ao seu agrado. Sua mãe, já idosa, passou a mão em seus cabelos, beijou sua testa e disse: “Você está muito nervoso, pois trabalhou muito e esta hora já está cansado. Amanhã cedo você vai se sentir melhor”. Abençoou-lhe e foi deitar.


Naquele momento, o círculo do ódio se rompeu, pois encontrou a tolerância, o perdão, a paz e o amor.


É uma velha tentação - nos diz a Bíblia - combater o mal com o mal, provocando males ainda maiores.

5 comentários:

  1. Olá Marli... Gostei Muito do seu Blog.. Tem muitos assuntos interessantissimoss que valem a pena serem lidos...De uma passadinha pelo meu blog também, ele ainda é novo...falta muito para ficar como o seu... mais dê uma passadinha por lá. E eu vou continuar por aqui bisbilhotando.. Tudo bem....um abraço..

    ResponderExcluir
  2. Querida Marli,
    é sempre bom ler suas mensagens, positivas e construtivas. Que 2010 seja um ano cheio de ótimos frutos, com muita saúde e muitos amigos ao redor!
    abço
    Lilian

    ResponderExcluir
  3. Ola! Gostei muito desta reflexão, me fez pensar em certas coisa.

    Um abraço e muita luz

    ResponderExcluir
  4. Obrigada , queridas visitantes. Voltem sempre. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. olá, Marli. Dia desses eu tinha recebido este texto. Uma pena que nem sempre é fácil quebrar este ciclo, mas vale a pena tentar. Abraços

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)