20 maio 2011

Vida de professor: uma reflexão necessária




Um Bom Professor

A base de toda conquista é o professor.
A fonte da sabedoria, um bom professor.
Em cada descoberta, cada invenção.
Todo bom começo tem um bom professor.

No trilho de uma ferrovia, um bom professor.
No bisturi da cirurgia, um bom professor.
No tijolo da olaria, no arranque do motor.
Tudo que se cria tem um bom professor.

No sonho que se realiza, um bom professor.
Cada nova ideia tem um professor.
O que se aprende e o que se ensina, um professor.
Uma lição de vida, uma lição de amor.

Na nota de uma partitura.
No projeto de arquitetura.
Em toda teoria.
Em tudo que se inicia.
Todo bom começo tem um bom professor.
Tem um bom professor.


X




Este vídeo mostra o pronunciamento da professora Amanda Gurgel , do Rio Grande do Norte, que não mandou recado, simplesmente disse na lata, de forma brilhante,  o que educadores de todo o país gostariam de ter dito sobre a realidade cotidiana da categoria. 
Os dois vídeos expressam verdades, porém há um paradoxo entre eles. Se  a base de toda conquista é um professor, porque  em pleno século XXI ainda vivemos a situação relatada no segundo vídeo?

7 comentários:

  1. Olá! Sabe, nem sempre o tempo é amigo dos atos, e os acontecimentos mostram que a figura enigmatica de um professor, não se verbaliza. Recebi um presente hoje, que me fez lembrar de muitas coisas e nelas, lembrei-me dos meus BONS PROFESSORES.
    Um abraço professora!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Luciene! Acima de tudo, o reconhecimento de nossos alunos é o melhor de tudo, mas precisa que a valorização se traduza também de outras formas. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Marli, também coloquei no meu blog o depoimento desta professora. Ela realmente disse tudo que precisava e foi muito bem aceita nacionalmente. Tanto que ontem esteve no programa do Faustão e inclusive rendeu outra postagem no meu blog para ela.
    Precisamos de mais Amandas no Brasil pra colocar na mídia a desvalorização do professor pela sociedade e, em particular, pelos Poderes Constituídos. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. É verdade Alberto, porém a gente vê quem reage contra e percebe que representam uma parte da sociedade que não reconhece o valor do professor.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marli!
    Esse paralelo que você faz é interessante para mostrar a "verborréa" incultada nas autoridades brasileiras; só falam através de bons discursos e boas propagandas, mas na realidade é tudo "verborréa" mesmo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá João!]

    Eu penso que esse chamamento do governo através da propaganda de valorização do professor se deve ao fato de que poucos jovens hoje estão investindo na carreira do magistério e poucos que tenham boas competências, pelo menos. Então talvez seja mais uma necessidade mesmo que se faz gritante. Mas também não quero ser tão pessimista e creio que alguns avanços tivemos em educação nos últimos anos. Pouco significativos ainda diante dessa realidade demonstrada pela professora Amanda e que não é novidade. Apenas o impacto é pela forma aberta, objetiva, direta com que fez o seu pronunciamento na cara, sem mandar dizer.Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Esse foi o melhor vídeo que já vi. A professora Amanda, falou tudo. Parabéns Marli, por der postado em seu blog.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)