18 janeiro 2013

Tablets para Professores




O Ministério da Educação iniciará a distribuição de tablets para professores do Ensino Médio , a partir do segundo semestre. Numa segunda etapa a intenção é que os contemplados sejam os professores de ensino fundamental. A promessa é a de  que junto, haverá cursos de formação presencial e on-line. 
Segundo o professor José Mauel Moran, no livro A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá, da editora Papirus, a formação do educador para o uso das tecnologias acontece da seguinte forma:
A primeira etapa da aprendizagem diz respeito a usar as tecnologias disponíveis para melhorar as suas aulas, ou seja utilizar os recursos tecnológicos para:
-Melhor apresentar e expor os conteúdos da sua aula; 
-Indicar aos alunos quais recursos utilizar para auxiliar seu processo de pesquisa e realização de tarefas;
-Disponibilizar seus materiais teóricos de diferentes forma, utilizando os recursos da Web 2.0.

A segunda etapa é aquela na qual o professor utiliza as tecnologias para realizar mudanças parcias na sua ação pedagógica em sala de aula:
-Criar novos espaços e atividades que vão além da sala de aula, por exemplo, blog ou comunidade no facebook da disciplina, utilizar o twitter para enviar avisos aos alunos;
-Criar novas formas de avaliação, por exemplo realizar uma produção de vídeo utilizando cameras fotográficas ou o próprio celular dos alunos, etc.

A terceira etapa é aquela que se fará uso das tecnologias para mudanças inovadoras. Esta etapa não depende só do professor, exige também uma completa reestruturação do ensino nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas, principalmente no que diz respeito a flexibilização do currículo dos cursos e a estruturação de espaços com recusros tecnológicos diversos.
O professor poderá utilizar ambientes virtuais de aprendizagem para apoiar o ensino presencial, assim como utilizar os diversos recursos disponiveis na web 2.0 que combinam publicação e interação on-line.
Desta forma os alunos podem expressar e tornar ideias visíveis, conferindo assim uma dimensão mais significativa aos seus trabalhos acadêmicos. Isso possibilita ao professor acompanhar em diversos momentos o processo de aprendizagem deste futuro professor. Para isto os professores devem saber o que é e como se estrutura um Blog, um videolog, uma wiki, um podcast, etc.
Na minha opinião, melhor tarde do que nunca, mas espero que, se for nessa sequência de aprendizagem, que haja de fato essa evolução e não se fique estacionado na fase um. Por que afina lde conta o que conta mesmo nessa história e a aprendizagem do aluno.

Mais informações sobre os tablets aqui.

2 comentários:

  1. Oi, Marli!

    Eu, às vezes, pessimista... hoje é um desses dias...

    Em relação ao uso de tecnologias digitais na educação. a partir da minha vivência em UMA escola, quer dizer, um ponto de vista bem restrito,
    poucos são os professores que estão na etapa um, sugerida pelo professor Moran.
    Poucos utilizam os recursos tecnológicos para "melhor apresentar e expor os conteúdos da sua aula". Acho que aí não entram as aulas em que o powerpoint substitui o quadro e o giz, né?
    Poucos indicam "aos alunos quais recursos utilizar para auxiliar seu processo de pesquisa e realização de tarefas". Acho que não vale: "pesquisem sobre o arcadismo", por exemplo, né?!
    Poucos, muito poucos, disponibilizam "seus materiais teóricos de diferentes forma, utilizando os recursos da Web 2.0".

    Ai, ai... o que dizer das outras etapas???

    E os tablets estão chegando... fui convidada, junto com minha diretora, para representar a 10ª Cre na entrega, acho que em março, em Poa. Se tudo der certo, vou, pois quero conversar/ouvir com/as pessoas envolvidas no projeto...

    Esse meu pessimismo passa... Basta conversar com alguns colegas, acompanhar os trabalhos...

    Vamos conversando...

    Beijos!


    ResponderExcluir
  2. Suely, estou pagando pra ver. Meu sentimento é o mesmo que o teu, a realidade que vejo é a mesma. Mas enfim, não custa acreditar e ter esperança. BJ!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)