15 outubro 2013

O que é ser um professor do Século XXI?


Apresentação de slides elaborada para o debate

Em final de 2012 fui convidada pela Fundação Telefônica/Vivo a representar os professores brasileiros num debate no Encontro Internacional de Educação em que a temática  foi O que é ser um professor? no contexto do século XXI.

Veja abaixo o brefing clicando na seta ao lado para ver a página inteira


Hoje, no Dia do Professor, retomo  esse tema, porque temos que ir além das felicitações e agradecimentos. É preciso que tenhamos disposição para repensar continuamente a nossa prática pedagógica, os desafios  que  o século XXI impõe para a educação e  qual o papel do professor nesse contexto. Quem diria? Eu sou do século passado. Mas estou de pés no chão no século presente. Em poucos anos, nem faz meio século, passei num vapt , vupt, das leituras “a luz de velas aos comunicadores instantâneos que em tempo real me transportam ao outro lado do mundo. Haja mudanças nisso! Eu sinto na pele as transformações que a tecnologia trouxe, exigindo habilididades e competências para assimilar e lidar com essas novas situações. Dizem que em terra de cego, quem tem um olho é rei. Pois bem, hoje é necessário ter a competência de ver além ,como professores da modernidade, inserindo nas práticas pedagógicas o cotidiano. Não podemos ficar  sempre no século passado , apegados a modos antigos de viver, porque quer queiramos, quer não , as mudanças acontecem inependente de nossa vontade individual. E com elas  novas exigências aos educandos, que precisam ter competência para resolver situações problema, usando criatividade e senso de coletividade. Vemos a toda hora situações de degradação humana em nossa sociedade. O ter se sobrepõe ao ser. A infelicidade impera nessa busca desenfreada de cada um pelo seu espaço de forma individualista. O que temos a ver com isso? O que a escola pode fazer nessa situação? Continuar ensinando sujeito oculto ou composto? Ou oportunizar aos educandos serem  sujeitos agentes, capazes de mudar essa história?  Fica a reflexão!!!


E com licença, hoje eu quero comemorar , pois ser Professora ou Educadora, é extremamente importante e eu sei me valorizar. Ser educador é semear ideias, é plantar sonhos e regar ambos com esperança. Depois é esperar com paciência que a colheita dos frutos seja fértil. Tim,Tim!
 Parabéns a todos os professores desse país e do mundo todo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)