06 dezembro 2013

Qual livro infantil marcou a sua infância?

Responda a nossa pergunta e concorra a um livro de poesia! 


 Qual livrinho era o seu preferido? 

 Alguns livros são postos pelas próprias crianças como os favoritos e devem ser lidos repetidas vezes, sem reclamação. A história até passa a ser decorada pelas crianças e pais que são capazes de repetir trechos perfeitamente corretos, mesmo sem ter o livro em mãos. 
O gosto pela leitura geralmente é construído nesta fase em que as crianças recebem incentivo dos adultos. As poesias são uma ótima maneira também de introdução neste caminho literário, a melodia da leitura com suas rimas ajuda as crianças a ficarem mais atentas em cada frase e até tentarem adivinhar qual palavrinha será encaixada no fim da estrofe. 

Dos clássicos aos contemporâneos 

Os clássicos infantis como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Três Porquinhos são sempre conhecidos pelos pequenos leitores, mas conhecer a literatura brasileira é uma ótima maneira de apresentar o talento dos escritores brasileiros às crianças. 
A literatura brasileira também tem um capítulo forte dedicado para elas e cabe aos pais dar uma forcinha para os pequenos prestarem atenção. Escritores renomados como Cecília Meirelles, Rachel de Queiroz, Monteiro Lobato tem títulos formidáveis para as crianças, como Ou isto ou Aquilo, O Menino Mágico e Reinações de Narizinho, respectivamente. 
Alguns escritores contemporâneos se destacam com suas obras encantadoras dedicadas ao universo infantil, como Ana Maria Machado e Ruth Rocha. O jornalista Sérgio Capparelli com seu livro Boi da Cara Preta, recebeu o Prêmio de Poesia/Literatura Infantil e Juvenil da Associação Paulista de Críticos de Arte, com poemas lúdicos e que levam as crianças a viajarem em suas palavras e enredos.

 Aprender com leitura

 Para crianças mais crescidinhas que já frequentam cursos de língua como inglês, muitos livros com áudio também estão disponíveis para abranger o conhecimento da língua estrangeira.
 Sentar ao lado da criança e escutar com ela as novas palavras valoriza o ato do aprendizado, a criança se sente confortável porque sabe que aquele esforço em aprender é também compartilhado com os pais, então não hesite em dedicar um pouco do seu tempo com elas nessas horas também.
 Muitas conquistas futuras relacionadas com a profissão, faculdade e trabalho é semeada bem cedo, e oferecer a eles essa possibilidade conjunta é essencial.

 Quer ganhar um livro de poesia infantil? 

Que tal ganhar um livro de poesia e dedicar um pouco do seu tempo lendo com seus filhos? Conte-nos que livros você gosta de ler para seus filhos e concorra a um livro de poesia! Participe, é fácil! Deixe seu comentário no nosso blog e concorra a um exemplar do premiado Boi da Cara Preta, de Sérgio Capparelli.

 Texto enviado por Guilherme da Luz, editor do site Curso de Inglês

7 comentários:

  1. Quando estava grávida da Lu, comprei uma coleção de Clássicos Infantis que comecei a ler para ela quando já podia entender as histórias. Sempre gostei dos clássicos porque também tinha minha coleção quando era criança e, na escola, a professora sempre contava uma história que, depois, a gente ilustrava.
    Também era fã das fábulas. Tinha uma coleção disquinho completa que ouvia frequentemente.
    Boas lembranças....


    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:49 AM

    Quando eu era criança adorava ler Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato, livro que ainda hoje está na casa de meus pais. Agora meu filho de quase sete anos está percorrendo o mesmo caminho na casa da avó, adora folheá-lo e já ensaia suas primeiras leituras...
    Que bom que esta história vai continuar!
    Um abraço,
    Lisandra.

    ResponderExcluir
  3. Lisandra10:09 AM

    Um livro que me marcou muito, foi Heidi de Johanna Spyri. Tenho uma filha de 6 anos e ela já tem este livro, numa versão para crianças que estão começando a desbravar o mundo da leitura.

    ResponderExcluir
  4. Maneco Caneco Chapéu de Funil de Luis Camargo, conheci este livro quando comecei a trabalhar com a Educação Infantil, desde então ele é o meu preferido.
    Todos os meus alunos conhecem o livro e claro que minha paixão é compartilhada por muitos.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12:40 PM

    Oi Marli,adoro ler e um dos livros que mais marcou a minha infância é A pequena vendedora de fósforos, de H.C.Anderson. Até hoje me emociono quando o leio. Parabéns pela iniciativa. Você sempre surpreende. ClauZ.

    ResponderExcluir
  6. Oi Profe Marli!
    Lembro com muito carinho do "O fusquinha cor-de-rosa" de quando fui teu aluno na Educacao Infantil. Agora, gosto muito ler gibis antes de dormir. Abracos, Guilherme

    ResponderExcluir
  7. Agradeço a todos que vieram comentar e desejo um Feliz Ano Novo e muitas leituras!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)