24 agosto 2017

Homenagem à aluna Hyara




Na noite do dia 21 de agosto aconteceu uma homenagem do Poder Legislativo para Hyara Brum Frata, minha aluna em 2016, da última turma para quem lecionei na escola pública. A mesma foi premiada no IV Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim  e o Castelinho Mágico, com um poema publicado na antologia , selecionado entre 3.400 textos. A cerimônia de premiação ocorreu em maio de 2017, no MASP, em São Paulo. Como professora, quem se sente premiada sou eu, assim como todos os demais colegas que passaram pela vida escolar da nossa pequena escritora.  Nada pode ser mais gratificante do que ver brotar sementes lançadas, sonhos que ajudamos a acalentar se tornando realidade. Por isso estou imensamente feliz e orgulhosa pelas conquistas da Hyara. Quero parabenizar os pais Milena e Ricardo por serem presentes e incentivarem sua filha no desenvolvimento de seus talentos e por estarem caminhando junto à escola, na difícil tarefa de educar.
Na ocasião exibi o vídeo acima com uma  mensagem à Hyara, registrando momentos importantes desde a Educação Infantil, quando a conheci e tive o privilégio de ser sua primeira professora no Colégio E. Pe. Colbachini.
Difícil para uma educadora apaixonada conter a emoção. A Hyara participou desse concurso que eu descobri por acaso e de última hora. Desde o início do ano, ela  me mostrava o seu caderno com textos que vinha escrevendo, no formato de livro. Ao terminar as atividades,  lá estava ela concentrada numa leitura ou  produzindo algum poema.  Desde a educação infantil, a Hyara vem demonstrando um potencial  muito bom. Foi preciso apenas dar oportunidade para que ela  se descobrisse e tivesse a liberdade de desenvolver os seus talentos. E isso acontece quando a escola e a família andam juntas.
A educação na escola deve ter no educador  alguém que ajude o educando a construir conhecimento através do ensino, mas esse ensino na verdade é “aprendido” na vivência de situações do cotidiano. O professor deve  ser um mediador que seja capaz de ajudar o educando a descobrir dentro de si o que  dá sentido à própria vida. Para isso é preciso dar voz aos alunos, dar autonomia na sua aprendizagem. Só assim podemos perceber os talentos e sonhos que há em cada um e oportunizar que se desenvolvam. A escola é um espaço em que se oportuniza a construção de um ser sensível, generoso, solidário, confiante, sonhador, mais humano. Por isso tenho muito a agradecer por todas as oportunidades que tive enquanto educadora , pelas mudanças percebidas em cada criança e jovem. Por essa conquista da Hyara. Por estar  aposentada da escola pública, mas não da educação.
Solicitei um espaço também para divulgar um projeto que desenvolvi com a turmA 42, do qual a Hyara faz parte  pois julguei ser uma boa oportunidade, já que diz respeito ao Poder Legislativo. Ano passado, ao abordar o tema , utilizei com a turma a gravação  de uma das sessões da Câmara de Vereadores. Escutamos em sala de aula, através da internet, conversamos sobre a função dos vereadores e após solicitei que se colocassem na situação hipotética de um candidato a vereador  elaborando propostas  a serem implementadas, caso fossem eleitos. Cada um elaborou e depois produzimos um vídeo simulando a gravação de um programa de campanha eleitoral.  As crianças todas demonstraram serem inteligentes e criativas.Dessa forma, envolvendo-as em situações do seu contexto, elas aprendem os conteúdos necessários  de forma que seja significativa para a vida delas e se tornam desde já cidadãs, que promovem um mundo mais humano.


Agradeço à iniciativa do Poder Legislativo, valorizando a educação com iniciativas como essa e à oportunidade de poder me pronunciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)