09 dezembro 2017

II Sarau na Rede




No dia 5 de dezembro aconteceu o I Sarau na Rede, iniciativa de alguns amigos  professores blogueiros conhecidos de longa data, numa espécie de reencontro. Vejam como foi  no blog Tatiando a Vida, da amiga Tatiane Martins. A animação foi tanta que está agendado o II Sarau na Rede.

A história do grupo de professores do Blogs Educativos começou assim. No final de 2004, conheci a ferramenta blog numa oficina presencial , na UCS, em Caxias do Sul, ministrada pela agora amiga Sintian Schimidt. Fiquei encantada com o poder de interatividade, com a possibilidade de comunicação e logo vi a riqueza que poderia ter como ferramenta educacional. Mas isso era novidade ainda nesse cenário. Os blogs eram mais conhecidos como diários virtuais utilizados por jovens, que trocaram os caderninhos fechados a chave, pelas páginas da internet. Então fui em busca de alguém que pudesse me ajudar com ideias para usar o blog de forma pedagógica. 

Agendei num fórum do Portal Educarede um chat para o dia 22 de fevereiro de 2005. Foi nesse chat que tudo começou. Ali encontrei a Fátima Franco, a Gládis Leal dos Santos, a Adriane Halmann, a Cristina Sleimann, o Mateus(não tenho mais notícias). Trocamos ideias sobre  os blogs, ainda uma novidade. Tínhamos mais dúvidas que certezas. Tínhamos tudo para aprender. E aprendemos, juntos. A Fátima propôs a criação do grupo  no yahoo(nunca tinha participado de um)  e no mesmo dia enviei a primeira mensagem. 

A partir desse dia, iniciamos uma troca intensa. Nos ajudamos desde a construção dos blogs na parte técnica(tudo feito no html)  até na parte pedagógica. Criamos parcerias, realizamos intercâmbios, compartilhamos experiências, alegrias e dores do caminhar, do "abrir caminhos". E foi chegando gente, alguns mais ativos, outros quietos, observando tudo no "canto de trás". Os temas foram se ampliando. Muitas histórias bonitas aconteceram a partir do grupo e dos blogs. Eu conheci muitos colegas professores pessoalmente, desenvolvi projetos, alguns que renderam premiações que me levaram mundo afora. Ganhei amigos pra vida, que mesmo na virtualidade fazem a diferença, estão aí sempre dispostos a compartilhar o bom e o  necessário. Mas os blogs foram perdendo espaço para as muitas redes sociais que foram surgindo e  o tempo ficou escasso, as visitas e interações nos blogs foram sumindo e a motivação também. Jamais deixei de publicar nos blogs e utilizá-los na sala de aula.Mas a frequência não é mais a mesma.  Todos temos o mesmo sentimento de nostalgia daqueles tempos bons. Esse sarau foi uma espécie de reencontro. Não que estivéssemos perdidos(sempre nos cruzamos pela rede), mas nos deu um ânimo novo e uma vontade de interagir, pois nos identificamos. 

Então, que venha o II Sarau na Rede e muitos mais. Que se agreguem novos amigos ao grupo! Que façamos do espaço virtual um lugar de humanização!

#SaraunaRede

Data: 23/12/2017
Proposta: gravar um vídeo com um texto (literário ou não. É livre!) para presentearmo-nos no Natal, independente de crença ou religião.
Como publicar: divulgar no Facebook e em todas as redes que desejar com a hashtag #saraunarede . É importante colocar no YouTube e divulgar o link também porque, com ele, podemos sempre recuperar aquilo que se perde no infinito das redes sociais quando o tempo passa.
Quem pode participar: TODOS que são amantes dos bons textos ou que querem descobrir este mundo.
O que você precisa: um celular ou câmera para filmar e um texto. Não é preciso edição, maquiagem, nada. O importante é compartilhar o pouco que sabemos e a alegria que temos quando nos maravilhamos com o que lemos.
Entre nessa! Poeme-se!


Também divulgo no meu blog Varal de Poesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)