04 maio 2006

Fórum sobre Blogs no Portal Educarede

Estou aqui reforçando o convite feito pela educadora Sônia Bertocchi para reunir blogueiros que atuam na educação lá no Portal Educarede. Eu tenho um carinho especial por aquele cantinho , pois foi lá que comecei a descobrir muitas coisas, especiamente os blogs e onde surgiu o grupo Blogs Educativos do qual faço parte e cresce a cada dia. Aliás, está sendo organizado um blog contendo todos os links dos blogs de quem faz parte do grupo. Logo divulgo aqui o selo que será escolhido num "concurso interno" rsrsrsrs...

Vamos lá pessoal! Ao Portal Educarede...

"Vimos que blogs brasileiros tiveram destaque no Prêmio Blopes. Destaque merecido!

Convidamos, então, todos os blogueiros(as) para compartilhar sua experiência com esse recurso - blog - já bastante difundido no ensino fundamental, médio e superior. Onde? Fórum Blog e Educação - EducaRedehttp://www.educarede.org.br/educa/forum/index.cfm?pagina=forum&id_forum=123
Para começar nossa conversa, deixo aqui a questão: como, nós, educadores, podemos usar esse novo suporte de informação para alcançar nossos objetivos dentro de um processo de aprendizagem?
Sejam todos bem-vindos a mais este espaço de discussão e trocas. Espero por vocês lá!!!
Abraço grande, Sônia"--

"Um homem nunca sabe aquilo de que é capaz até que o tenta fazer."

2 comentários:

  1. Anônimo3:12 PM

    Cara Marli, estou lançando um livro na primeira semana de junho sobre blogs corporativos, nele inclui um caso de um professor da Universidade de Uberaba que propos aos alunos de jornalismo criarem blogs para documentar o que aprendeream em sala de aula.

    Caso se interesse posso te passar mais detalhes

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:43 AM

    Olá Marli...

    Eu concordo em número, grau e gênero com a sua preocupação com a competição, mas vejo a escola como um lugar para preparar para a vida, e precisamos ensinar o nosso aluno a competir.
    A escola é uma micro-sociedade, e deve existir algum tipo de competição nesta sociedade, agora o que posso considerar errado e o tratamento dado aos vencedores e vencidos.
    Acho que toda a competição é sadia, porem nenhuma competição deve servir como ferramenta de exclusão de algum grupo, individuo ou aluno.
    O problema não está em um grupo vencer, isso é normal e até mesmo sadio, mas vejo um grande problema quando começamos a comparar o desempenho de alunos, isso realmente me preocupa. Precisamos ensinar os nossos alunos que quando eles vencem eles não são melhores que ninguém, apenas realizaram tal tarefa com mais eficácia que um determinado grupo. Ensinar que o papel deles após ter vencido é ajudar aqueles que tiveram dificuldade, mostrar qual a melhor maneira de conseguir obter tal resultado.
    Já ao grupo que chegou em segundo, ou terceiro, quarto... precisa saber que em uma competição existem pessoas que aprendem e ganham e pessoas que aprendem e perdem, pois quando tentamos fazer algo estamos aprendendo a fazer aquilo e que cada um tem um ritmo diferente. Nem sempre na vida vamos ganhar mas sempre vamos aprender.
    Tem um filme muito legal que fala sobre isso, em parte dele, tenta assistir Escola da Vida é o nome.
    Abraços
    Nivaldo Junior

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)