16 janeiro 2008

Blog: espaço de autoria e comunicação

Algumas discussões que estamos fazendo sobre blogs na comunidade do grupo Blogs Educativos, a partir desse post Blogs, dez anos e.... e desse Edu blogs: reflexão ou blá blá blá psitacídeo? vale a pena estender para toda blogosfera, por isso trago aqui o assunto também nesse post. A questão é refletir sobre as potencialidades do blog como ferramenta de comunicação e formação de redes. Muitos blogs existentes na blogosfera não cumprem com essa função e são parecidos com sites, onde não há trocas, nem provocações do autor ou a própria autoria é questionável, pois há muito de reproduções e pouco do autor. Particularmente vejo o blog como espaço de reflexão coletiva, onde os interagentes vão somando ou confrontando idéias e pela rede formada, fazendo trocas, interligando-se a outros blogs, por onde os temas discutidos podem se esparramar. Considerando essa visão, temos um forte instrumento de comunicação na mãos, voz e vez para expor nossas idéias.
Para que isso aconteçade forma mais eficaz, é necessário adotar algumas rotinas.
_ Visitar outros blogs e participar das discussões propostas ou propor discussões.
_ Inscrever os blogs de nosso interesse em algum agregador, para que as postagens cheguem a nós sem precisar entrar em todos os blogs, o que levaria muito tempo (o agregador mostra todos os blogs inscritos na mesma página). Duas boas opções são o bloglines e o Google Reader. A professora Miriam Salles organizou um tutorial bacana pra orientar o uso do Google Reader. Veja aqui.
_Colocar em nossos blogs um link para a assinatura do RSS do blog a ser inscrito no agregador.No blogspot, o RSS (feed) fica assim"http:// nomedoblog.blogspot.com/atom.xml"
_ Cadastrar o blog em sites de indexação, ranking e busca de blogs como o BlogBlogs , Mybloglog , Blog Catalog , Technorati se desejar dar mais visibilidade ao blog e aumentar a sua rede. Aqui mais dicas para divulgar o blog.
Bem, a idéia é entender e botar em prática a verdadeira arte de blogar: mais foco nas interações do que nos acessórios. Vamos nessa, meu caro visitante?

10 comentários:

  1. Olha só, Marli, o Google Reader está funcionando... rsrsrs
    Fiz um post também sobre esse tema no meu blog. Concordo que a gente precisa se ler mais, se linkar mais, comentar mais as questões que aparecerem. E essas concepções precisam estar clara no tipo de mensagem que passamos! abços!
    Lilian

    ResponderExcluir
  2. Opa!

    Realmente a gente deveria trabalhar menos, até para poder melhorar o próprio trabalho.

    No meu dia a dia normal, possivelmente eu faria as reflexões que fiz na postagem que tu comentaste, mas dificilmete teria tempo para escrever...

    Espero realmente que estas discussões ( e algumas provocações:)) possam ajudar no sentido da formação da rede.

    Sobre estes mecanismos de divulgação de blog e, questionável , formação de rede:

    O difícil é lidar com tantos cadastros. Uma ID geral que fosse usada para TUDO, mostraria direto onde eu entrasse o meu perfil (claro que se eu autorizasse isso).

    Aí um codigozinho padrão em blogs e sites já iria mostrando as redes, sem necessidade de cadastrar em lugar nenhum. Uma idéia seria a de registrar somente quem permanecesse no site/blog mais que 5 min.

    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Também acho difícil lidar com muitos cadastros e o mais difícil: administrar o tempo com tanto por fazer. Às vezes a intenção é boa, mas o tempo escasso para tudo o que pretendemos fazer, pois a rede cresce, nossos contatos aumentam e ficamos impossibilitados de participar de tudo. Por isso mesmo os agregadores são uma mão na roda. Podemos priorizar o que achamos mais interessante para participar. BJs

    ResponderExcluir
  4. Marli
    Adorei todas as dicasI Como agregador tenho usado feedreader 3.11 do baixaqui. É basicão mais funciona como um notificador de e-mail. A vantafem é que não precisa entrar num site.
    Daniel.

    ResponderExcluir
  5. Daniel
    Esse não conheço ainda. Estou ainda me adaptando ao Google Reader. Estou aproveitando as férias pra ir explorando e vendo novos recursos. BJ

    ResponderExcluir
  6. Olá Marli,
    Não entendi como colocar em meu blog um link para assinatura do RSS. Dava par a mostrar o passo-a-passo?
    Qual o site de busca que você usa?
    O Technorati é em inglês e cheiode "armadilhas"!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Fátima.
    Um pouco de paciência e já vou postar um passo a passo na parte fixa do blog. Mas não pense que eu também não tenha dúvidas. tambpem estou aprendendo muita coisa.BJ

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5:01 PM

    Excelentes dicas, Marli :)

    Como bom nerd que sou, conhecia TODAS essas dicas e concordo com tudo o que disse (embora meu blog não fale qse nada sobre mim mesmo) :)

    Belo post. Espero que a galera se oriente melhor com isso, agora.

    Beijins ^^

    ResponderExcluir
  9. Anônimo11:06 AM

    Opa Marli!

    Acho que já existe um bom estofo do uso dos blogues em educação por aqui (Brasil)... talvez esteja faltando uma maior sistematização, de todos nós, das nossas práticas...

    Um local onde isto pudesse ser centralizado seria muito valioso para repensarmos nossas práticas para sempre melhorar, assim como, para que mais professores possam incorporar as TICs no seu cotidiano de trabalho.

    abraços

    ResponderExcluir
  10. Anônimo11:24 AM

    Genial dispatch and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Gratefulness you for your information.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)