07 janeiro 2008

Efeitos do MP3 e MP4

Primeiro foi a invasão do celular. Agora, junto com ele, a febre que invade a meninada são os mp3, mp4, ipods e lá vai... E até as crianças estão entrando na onda. Mas com isso surge também a preocupação com os efeitos sobre a saúde dos ouvidos. Quanto tempo costumam passar por dia ouvindo música com os fones minúsculos enfiados dentro do ouvido, geralmente ultrapassando os 85 decibéis recomendados? Que tipo de efeitos isso pode ter a médio e longo prazo? Creio ser importante cosncientizar a garotada sobre essas questões. Meu filho leu a reportagem do jornal Zero Hora e já se preocupou em mudar algumas atitudes em relação a isso. Fica aí a dica para quem quiser levar a seus alunos.


Cuidado extra aos ouvidos

Especialistas alertam que a atual geração, com o uso excessivo de tocadores de MP3 e MP4, precisará usar aparelhos de audição. Leia matéria na íntegra aqui. Outra matéria aqui.

4 comentários:

  1. O pior é dar aula com essas pragas no ouvidos dos alunos...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:06 AM

    Minha querida amiga Marli,
    que prazer você me deu com sua visita! Você nem pode calcular o tamanho. Fico muito honrado pois, até hoje, você foi a ÚNICA pessoa que deixou um comentário no meu blog.
    Mas o principal não é isso. É que, não sei por qual razão, gosto MUITO de você. Você é REALMENTE uma pessoa MUITO IMPORTANTE para mim.
    Sobre os MP3 e 4 realmente é necessário um grande cuidado. Brevemente iremos ter uma geração de surdos. Lamentável.
    Um grande beijo e um 2008 cheio de conquistas, paz, amor e harmonia pra você!

    ResponderExcluir
  3. É Marli, este é um problema muito delicado. Consegui convencer meu filho pelo menos a não usar na faculdade, pois além de tudo ele tem uma banda e o som nos ensaios e no estúdio é sempre alto! Eu também AMO música, o PC e a TV são no mesmo cômodo então sempre uso os fones. Nossa família tem problemas genéticos de audição e procuramos evitar excessos. Sabe, acho que os aparelhos deveriam ter o volume marcado em decibéis ou, pelo menos um alerta ou sinal qualquer de que a partir dali não é recomendável não acha?
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Jenny

    Creio que não demora e esse recurso deverá estar incluso nos aperelhos. Esperamos né. BJ

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)