20 maio 2008

Uma história entre a realidade e a ficção

Já escrevi anteriormente sobre esse livro que seria lançado em breve. Agora tem data marcada. É uma satisfação muito grande quando um livro é publicado. Mais ainda esse que iniciou com uma interação no blog, em 2005, entre o escritor e aquele que viria a ser a sua inspiração para criar o protagonista da história, meu aluno e por coincidência também filho. Por fim, diria que é emocionante saber que o próprio filho acompanhou a história nascendo, capítulo por capítulo e pode ver-se, adolescente, nas páginas do livro. Abaixo, um post que o escritor Caio Riter publicou em seu blog Caio nas Palavras. Aos amigos do Rio de Janeiro, fica o convite para o lançamento!

Lançamento de "Meu pai não mora mais aqui" no Salão da FNLIJ no RJ

Quando inventamos uma história, creio que, na maioria das vezes, não sabemos os rumos que tal narrativa irá ter: chegará às estantes das livrarias, tocará os corações dos leitores ou apenas será mais um livro à espera de edição? E por quanto tempo? Sabê-los publicados, os livros, sempre é certeza de que ele poderá ser partilha com aqueles que, por ventura, por indicação ou por acaso, abrirem suas páginas.
Pois vem mais um livro meu por aí, outro juvenil. E esse mergulho na adolescência, além de me fazer observar o que me cerca, me possibilita um tanto de nostalgia e de retorno ao adolescente que fui. Este livro novo, Meu pai não mora mais aqui (ed. Biruta), foi ficção em cima da experiência de um garoto muito legal, o Tadeu Fiorentin, lá de Nova Bassano, que, além de me fornecer material e de acompanhar o fazer da história, cedeu seu nome a um dos protagonistas.
O lançamento será no Rio de Janeiro, no dia 31 de maio, durante as atividades do Salão do Livro Infanto-Juvenil. Em Porto Alegre, há previsão de lançamento em julho.

6 comentários:

  1. Anônimo4:27 PM

    Olá Marli, gostei muito de conhecer seu blog.
    Visitarei mais vezes, até porque tenho junto com amigos um blog que faz parte de um projeto para um site completo.
    Gostaria até de colocar seu blog como link no meu, posso?
    meu blog:
    www.luadpapel.blogspot.com
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marli

    Quem poderia imaginar tantos desdobramentos, descobertas e relacionamentos gerados a partir da idéia de desenvolver um blog com os alunos, não é mesmo?
    Fiquei muito feliz com esta notícia.
    Abra@os, Iris

    ResponderExcluir
  3. Querida Iris!

    Por mais otimista que eu fosse, realmente nunca teria imaginado tudo o que ocorreu a partir daquele projeto inicial do qual você e Beatriz foram minhas grandes incentivadoras e a quem devo muito. Tenho muitas histórias pra contar, o que daria outro livro. Fiquei muito feliz de receber tua visita aqui no blog. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Marli, querida

    Eu sempre visito teu blog, mas a correria é grande e nem sempre consigo deixar comentários.
    Não deves nada a ninguém! Tudo o que estás colhendo é fruto do teu interesse, persistência, dedicação e, acima de tudo, competência.
    Sucesso, sempre!
    Abra@os, Iris

    ResponderExcluir
  5. Amiga,
    mais um parabéns! Você merece!
    Vocês vão participar do lançamento no Rio?
    Bjaum
    Sintian

    ResponderExcluir
  6. Não, amiga. Irei a Porto Alegre, se Deus quiser eu e meu filhote, né. BJ

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)