O que é necessário para um professor estar incluído digitalmente? Se você pensou que basta saber operar a parte técnica, digitar textos, jogar games ou bater -papo, errou. É preciso que o professor se aproprie das ferramentas, saiba usá-las a seu favor e coloque seus alunos a produzir com elas. Para isso são necessários alguns hábitos rotineiros em relação ao uso do computador e, especialmente, da internet.
FAÇA O TESTE
1. Possui um endereço de e-mail e 0 utiliza pelo menos duas vezes por semana (o ideal seria fazê-lo diariamente)?
2. Possui um blog, um site ou uma página atualizável na Internet onde regularmente produz, socializa e confronta seu conhecimento com outras pessoas?
3. Participa ativamente de um ou mais “grupos de discussão”, fórum ou comunidade virtual ligada à sua atividade educacional?
4. Possui algum programa de troca de mensagens on-line, como o MSN, com, no mínimo, dois colegas de profissão em sua “lista de contatos” e usa para fins profissionais pelo menos uma vez por semana, em média?
5. Assina algum periódico on-line (mesmo que gratuito) sobre notícias e novidades relacionadas à educação ou à sua disciplina específica, e o lê regularmente?
6. Prepara rotineiramente provas, resumos, tabelas, roteiros e materiais didáticos diversos usando um processador de textos (como o Word, por exemplo), uma planilha eletrônica (como o Excel) ou um programa de apresentações multimídia (como o PowerPoint)?
7. Faze pesquisa na Internet regularmente com vistas à preparação de suas aulas (no mínimo) e, preferencialmente, mantém um banco de dados de sites úteis para sua disciplina e para a educação em geral. Melhor ainda seria compartilhar esse banco de dados com colegas e alunos?
8. Prepara pelo menos uma aula por bimestre sobre um tema de sua disciplina onde os alunos usarão os computadores e a Sala de Informática de forma produtiva e não apenas para “matar o tempo”?
9. Mantém contato com o computador por, pelo menos, uma hora diária, em média?
10. Mantém-se atento para as novas possibilidades de uso pedagógico das novas tecnologias que surgem continuamente e tenta implementar novas metodologias em suas aulas?
2. Possui um blog, um site ou uma página atualizável na Internet onde regularmente produz, socializa e confronta seu conhecimento com outras pessoas?
3. Participa ativamente de um ou mais “grupos de discussão”, fórum ou comunidade virtual ligada à sua atividade educacional?
4. Possui algum programa de troca de mensagens on-line, como o MSN, com, no mínimo, dois colegas de profissão em sua “lista de contatos” e usa para fins profissionais pelo menos uma vez por semana, em média?
5. Assina algum periódico on-line (mesmo que gratuito) sobre notícias e novidades relacionadas à educação ou à sua disciplina específica, e o lê regularmente?
6. Prepara rotineiramente provas, resumos, tabelas, roteiros e materiais didáticos diversos usando um processador de textos (como o Word, por exemplo), uma planilha eletrônica (como o Excel) ou um programa de apresentações multimídia (como o PowerPoint)?
7. Faze pesquisa na Internet regularmente com vistas à preparação de suas aulas (no mínimo) e, preferencialmente, mantém um banco de dados de sites úteis para sua disciplina e para a educação em geral. Melhor ainda seria compartilhar esse banco de dados com colegas e alunos?
8. Prepara pelo menos uma aula por bimestre sobre um tema de sua disciplina onde os alunos usarão os computadores e a Sala de Informática de forma produtiva e não apenas para “matar o tempo”?
9. Mantém contato com o computador por, pelo menos, uma hora diária, em média?
10. Mantém-se atento para as novas possibilidades de uso pedagógico das novas tecnologias que surgem continuamente e tenta implementar novas metodologias em suas aulas?
Cada item em que você tiver resposta afirmativa vale um ponto. Se você somar mais que cinco pontos, já pode se considerar incluído no mundo digital.
Esse teste foi elaborado pelo professor José Carlos Antonio, publicado no Portal Educarede. Leia a matéria completa aqui.
Esse teste foi elaborado pelo professor José Carlos Antonio, publicado no Portal Educarede. Leia a matéria completa aqui.
Marli,
ResponderExcluirLi toda a matéria e só discordei quando ele afirma que não é necessário "possuir um computador" para ser um "professor digital". Não há como testar tantas ferramentas e acompanhar tantas novidades se não tivermos pelo menos um em casa. A não ser que ele tenha acesso diário com tempo livre no local de trabalho.
Abraços.
Bom, cheugeui à conclusão que sou super-mega-hiper digital ;-) Vou ler o artigo.
ResponderExcluirBeijos
Adoro essa tua foto!
Queridas amigas!
ResponderExcluirTão bom receber a visita de vocês! Fátima, concordo contigo. Não sei o que seria de mim sem o meu velho e bom pc em que fiquei madrugadas adentro fussando e descobrindo coisas. Teresa, tb concordo contigo. Se depender desse teste eu tb passei fácil. Beijos!
Já estou aprovada!!!! Fiu bem em todas as questões!!! hehehe
ResponderExcluirBeijinhos
Vanessa
Ciberepaço na Escola
"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós."
(Antoine de Saint-Exupéry)
Ufa... só que me faltava num dia chuvoso desse rodarnetes teste, rssssss Aúnicacoisa sei que está me faltando é interagir mais nas listas dediscussão, mas com tempo pego no tranco...rsss bj Marlizinha
ResponderExcluirOi, Marli, realmente interessante esse conceito de prof. digital. Vou ler a entrevista citada. Como gosto de dizer, quanto ao uso da tecnologia na educação: O importante é humanizar a máquina e não robotizar o aluno. Parabéns pelo trabalho no mundo digital e no real. Um abraço, Zé Roig.
ResponderExcluirOi amiga,
ResponderExcluirDe repente me bateu uma dúvida cruel: será que nós duas nos enquadramos nesse perfil? kkkkkkk
Beijão
Boua, Marli! Lindo post!
ResponderExcluirJá estou nessa lista. Sou uma professora digital. Amo esse blog e estou sempre por aqui para conferir as dicas.
ResponderExcluirAmiga, amei a dica! Vc sabe que estou sem tempo e acabo pegando "o barco andando", mas antes tarde do que nunca... Vou divulgar no Bloguinfo para meus colegas lerem.
ResponderExcluirBjks
Sintian