24 abril 2009

Ler é tudo! Vem você também!

O mundo se divide entre os que moram no Pólo Norte ou no Pólo Sul, no mundo Ocidental ou Oriental, os que são jovens ou velhos, os ateus e os que tem uma crença, etc, mas principalmente entre os que leem ou não leem. As fronteiras que separam a percepção de mundo entre esses dois tipos de pessoas são a perder de vista. Quando consigo "contaminar" meus alunos com o "vírus" da leitura, já estou satisfeita, porque o resto é consequência. Ninguém convence o outro se não estiver convencido. E convencer se dá mais pela paixão do que pela palavra. Ler não como um ato masoquista, mas sim num encontro amoroso com as páginas do livro, seja ele de papel ou eletrônico. Ler , obedecendo mais à emoção do que à lógica. Ler para dar vez à sensibilidade e lapidar os sentimentos embrutecidos. Ler, também para conhecer... Estou propondo algumas leituras de gêneros diferentes para meus alunos, No blog Ficção Versus Realidade e no Varal de Poesia. Estás convidado(a) a visitar e participar, trocando ideias, estimulando a gurizada. Estamos esquentando as baterias para nossa 6ª Feira do Livro, em que estaremos totalmente envolvidos com a leitura dos livros e encontro posterior com os escritores. Mais que minha obrigação profissional, isso me dá prazer!Adoroooooooo e estou feliz fazendo o que faço!

8 comentários:

  1. Oi, Marli!

    Eu digo sim a todas as ideais sobre literatura e leitura que expressaste neste post!!!

    Acabo de relatar minha experiência com as gurias e os guris do magistério numa aula de literatua que se transformou em sarau...

    Acabo que dizer que estudar literatura é ler literatura e se encantar...

    Também amo fazer isso: partilhar meus encantamentos... enfeitiçar com poesia!!!

    No início de cada aula, leio um pouco, para resgatar o prazer de ouvir histórias... tenho lido "Quatro negros", do Fischer... A gurizada fica com aquele olhar de encantamento ouvindo a história... como se estivessem no colo da mãe ou da avó... é muito legal!!!

    Boas leituras...

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. oi, marli. compartilho as ideias.ler é tudo de bom.nos leva por caminhos nunca antes sonhados.é preciso explorar cada vez mais a viagem mágica das leituras.
    abç vera

    ResponderExcluir
  3. Olá Marli.
    Tenho me contagiado pela blogosfera, converso muito com colegas e em especial com uma fã de carteirinha do teu blog, já passei por aqui várias vezes, mas ainda não havia tido tempo para comentar.
    Falar sobre o encantamento que a leitura gera em nós humanos é falar de prática de leitura, e em contextos onde os adolescentes, crianças e adultos ainda não foram contagiados por essa magia, que certamente tem a capacidade de dividir o mundo em dos contextos, os que lêem e os que não lêem “o mundo” cabe a já tão sobrecarregada, ESCOLA, propor momentos de contagio, e isso é tarefa de todas as disciplinas, devemos criar um ambiente leitor.
    Não é tarefa fácil, mas é nossa.

    ResponderExcluir
  4. Suely!
    Ler para os alunos é uma estratégia que funciona muito bem. Se o professor é leitor, tem grande chance de influenciar seus alunos. Tempos atrás eu lia sempre no começo da aula uma das histórias das Mil e uma Noites. Eles ficavam encantados.



    Vera!
    Temos de propor o prazer da leitura. Não aquelas leituras maçantes só para preencher fichas.Deixar o aluno circular entre livros, ler o que gostar. E principalmente se encantar.




    Comunidade HB, não sei teu nome, mas que ro dizer que é um grande prazer receber tua contribuição no blog. Concordo que a leitura deve ser incentivada por todas as disciplinas e quando se fala em literatura, esta também deveria ser trabalhada em muitas disciplinas, porque nela está inserida a vida em todas as suas facetas. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:57 PM

    Olá Marli, sou Andrea e postei o comentário utilizando a identificação de “Comunidade HB” por ser este o blog da minha escola, sou professora de escola publica e tenho me esforçado muito em contagiar meus colegas com a glogosfera, a iniciativa do blog vem somar a estas tentativas, tem sido gratificante, os alunos estão fascinados e tenho observado vários movimentos no sentido de desacomodar velhas práticas, e isso na minha avaliação é ótimo. Já fizemos alguns encontros de formação na sala digital.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marli! Estou precisando de tua resposta, menina! Esqueceu?...
    FRanz

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8:29 AM

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Cara Marli: fiquei muito feliz com tua visita e com teu entusiasmo em mais essa Feira do Livro. Será uma alegria muito grande estar junto com vocês, prestigiando esse excelente trabalho .

    Um grande abraço.

    Kleber Boelter
    www.kleberboelter.com
    www.deusesamorto.wordpress.com
    ...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)