24 junho 2010

A Tragédia das Águas

 Estou acompanhando horrorizada o drama das enchentes no Nordeste, contraditoriamente sempre castigado pelas secas. Recebi esse e-mail de um cursista do Educarede, onde estou tutora no momento e  com autorização do mesmo  o reproduzo aqui, pois é de alguém que faz um apelo e está vivendo de perto a situação desoladora.


"No dia 19 deste mês houve uma verdadeira tragédia entre os Estados de Pernambuco e Alagoas, com muitas chuvas e enchentes em vários municípios de ambos os Estados. As águas tragaram e atravessaram cidades, em lugares onde jamais se imaginasse que as águas pudessem chegar.
Não sei como anda a articulação com os Estados onde residem, mas peço que se puderem colaborar que o façam. Sou de Maceió e minha noiva vive na cidade de União dos Palmares, sua casa foi uma das atingidas, mas com pouco prejuízo. Ela inclusive estava inscrita aqui no curso, mas já em decorrência das chuvas que caem no Estado torrencialmente desde o dia 11 desde mês ela ficou sem internet e acabou desistindo. Já foram encontradas quase 30 pessoas sem vida, e os números continuam aumentando.
Estive todo o final de semana vendo de perto a tragédia no município de União dos Palmares, ajudando alguns contatos. Existem duas BR's fechadas, algumas cidades incomunicáveis, os celulares não funcionam. não há água potável nem energia elétrica desde sexta-feira 18, e alguns grupos ameaçaram saques, o que motivou alguns supermercados a fechar as portas. A situação está sendo melhorada com a ajuda de vários Estados, mas ajuda nunca é demais.
Tragédias como esta não são novidades. No ano de 1969 aconteceu outra muito pior. Segue um vídeo-documentário de uma tv local que mostra este registro histórico, bem como uma notícia e um vídeo do acontecimento atual.
Abraços,
José Santana da Silva Júnior.

Enchente atual




Enchente de 1969



Para ajudar


Um comentário:

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)