17 julho 2011

Jornal e Educação

Sou tutora do curso de Blog como recurso didático no Portal Educarede e, nessa segunda edição 2011, tenho como cursistas vários jornalistas  que coordenam projetos ligados ao jornal e à educação, Iniciativa da  ANJ (Associação Nacional de Jornais) . Estou tendo a oportunidade de conhecer o programa Jornal e Educação que visa incentivar a leitura e cidadania, através de atividades com jornal. Os jornalistas  educomunicadores que atuam no programa interagem com professores dando formações e oferecendo subsídios . O programa abrange todas as regiões do país e é coordenado por Cristiane Parente , que nessa entrevista fala sobre a importância da Literatura, também presente nos jornais. A leitura de jornais precisa ser incentivada, pois isso amplia o olhar para o mundo, fortificando o senso crítico e a consciência cidadã. Já pararam para pensar a diversidade de gêneros textuais que encontramos nessa mídia? Amei o trabalho e estou divulgando para que mais profissionais da educação tomem conhecimento e possam aderir ao programa. Só para exemplificar, aí vão alguns  endereços:
Jornal e Educação(site) Jornal e Educação, (blog)
Gazeta na Sala de Aula ,
Vamos Ler-Jornal da Manhã ,
Correio Escola ,
O Povo na Educação
Ler para Crescer
Lendo e Relendo
entre muitos outros  onde pode-se encontrar um farto material que inclui também sugestões de atividades com jornal.. Confira aqui  os jornais que participam, por região.
Algumas páginas de iniciativas do Programa Jornal e Educação no Facebook:

Parabéns para os envolvidos nessa iniciativa fantástica! Vale a pena conferir e participar! Logo mais divulgo  o link dos blogs dos cursistas que participam do programa.

9 comentários:

  1. Trabalhar com o jornal na sala de aula é sem dúvida um canal aberto para o aprendizado de diversos gêneros textuais. Quantos assuntos não podem sair dali e ir direto para os blog's? É preciso conhecer e ao mesmo tempo se apaixonar pelo trabalho. Obrigado Marli pela postagem.

    Carlos Eduardo
    O POVO na Educãção.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Marli, pelo apoio na divulgação. No Ler para Crescer da Folha da Região de Araçatuba temos aprendido todos os dias com professores e alunos. O que sentimos nos cursos de formação continuada para professores e nas atividades em sala de aula é que nosso leitor está cada vez mais crítico e participativo. Uma delícia!
    Abs.

    Ayne Salviano

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:39 AM

    Realmente Marli,o jornal é um mosaico de gêneros e um possibilidade imensa de trabalho com o jargão jornalístico e o mais importante possibilita o desenvolvimento da criticidade do aluno!
    Abs.
    Ângela

    ResponderExcluir
  4. Cara Marli,
    Que bom que você gostou do programa. Temos realmente experiências e histórias muito bonitas em todo o país de formação de leitores e cidadãos a partir do jornal, sua leitura crítica e também autoria por parte dos estudantes.
    Cada programa, cada coordenador local tem um compromisso muito grande com a leitura, a educação e a cultura, e compartilha esse comprometimento com educadores dispostos a mudar para melhor a educação de sua cidade.
    Que possamos fazer essa rede crescer ainda mais, com competência e afeto!
    Cristiane Parente

    ResponderExcluir
  5. Queridos amigos!
    Eu fico muito feliz de poder contribuir na divulgação do programa. Que bom que temos os blogs para socializar tantas ideias bacanas e encurtar distancias. Andei vendo no site da ANJ a abrangência e descobri só agora que o Jornalista por um dia, aqui da minha região também faz parte do programa.Hoje divulguei no site do NTE Caxias do Sul e os professores irão acessar. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Marli obrigada pela tua visita adorei. Quando vieres a semana que vem me liga.
    bjs
    Berna

    ResponderExcluir
  7. Berna! Vou ligar. Também gostei muito de te visitar. Fica bem! BJ!

    ResponderExcluir
  8. Oi Marli,

    que legal que você está gostando do trabalho de jornal e educação. Aproveite para conhecer mais um, aqui de curitiba, http://www.institutogrpcom.org.br/projeto-ler-e-pensar

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Marli.
    Obrigado por nos presentear com mais esta lista de endereços.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)