11 junho 2012

Construindo cidadania com Jornal Escolar


Já pensou em organizar um jornal para sua escola? Analise a diversidade de gêneros textuais que há nessa mídia e pense em como é uma forma dinâmica de manter seus alunos informados e conscientes do seu contexto social, desenvolvendo o senso crítico tão necessário  para o exercíco da cidadania. Trabalhar  com jornais , identificando a sua estrutura, buscar temas interessantes para discutí-los em sala de aula gera aulas muito dinâmicas. Mas depois disso, propor a produção do próprio jornal é um passo a mais na construção de habilidades e competências. Faltam ideias? Visite o site do Jornal e Educação da ANJ(Associação Nacional de Jornais) que desenvolve um lindo projeto em vários estados brasileiros, oferecendo formações aos educadores de escolas cadastradas no programa. Conheci o programa durante um curso de blog que ministrei a jornalistas educomunicadores , no ano passado e me encantei. Outro excelente projeto é desenvolvido pela ONG Comunicação e Cultura, que é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que promove o jornal escolar desde 1995. No Portal do Jornal Escolar há muitos subsídios  e orientações para desenvolver o jornal escolar na sua escola. Inclusive há disponivel para baixar o livro O Jornal Escolar, de Célestin Freinet. Além disso, é possível encontrar ali, orientações para o planejamento, execução,  diagramação e impressão, espaço para interações com outros educadores. Enfim, é um prato cheio para os educadores que desejam um apoio para iniciar e desenvolver esse tipo de  trabalho. Uma iniciativa que merece os parabéns e nosso respeito.

2 comentários:

  1. Que barato Marly. Adorei a sugestão. Indo á conferir as referências... Ideias puluando aqui! =) Beijo grande! Ah... Vou compartilhar- essa ideai no post de amanhã lá no blog Educação em Foco. Deixarei os créditos viu! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, Marli.
    A comunidade do Jornal Escolar agradece por sua divulgação. Aproveitamos o espaço para divulgar uma formação a distância em Jornal Escolar ofertada para o Nordeste e cidades do Vale do Jequitinhonha, gratuitamente. Para mais informações, escrevam para participe@jornalescolar.org.br. Grande abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)