Marli Dagnese Fiorentin para revista SEEDNET (MEC)
A rede mundial de computadores encurtou distâncias de uma forma inacreditável até pouco tempo atrás. Hoje basta um clique no mouse e é possível instantaneamente estar plugado com o outro lado do mundo. No entanto, a maior revolução que a internet trouxe não é a facilidade de acesso a informações, mas a possibilidade do usuário “interagir”, podendo interferir nesse processo, sendo autor e não apenas receptor. São várias as ferramentas que possibilitam isso, mas especialmente uma delas tem alcançado grande espaço na mídia virtual nos últimos tempos: o blog.
O blog consiste numa página de fácil publicação de textos e imagens em ordem cronológica, permitindo comentários dos internautas. Para ter um blog, basta cadastrar uma conta de e-mail em um provedor (vários deles oferecem o serviço gratuito), preencher alguns dados e pronto; em poucos minutos, sem ter maiores conhecimentos de programação, qualquer pessoa pode publicar suas idéias para o mundo.
O blog educacional ainda tem história curta, mas revela-se como uma poderosa ferramenta interativa, que possibilita aos educandos e educadores publicar suas produções e interagir com outras pessoas, tornando-se autores, construtores de conhecimento, formando redes virtuais de aprendizagem, as quais utilizam estratégias comuns para elaboração de projetos colaborativos..
Os blogs educativos podem versar sobre diversidades como notícias, literatura, relatos, debates, histórias colaborativas, registros, enfim, inúmeras possibilidades. O professor pode optar por criar um blog da turma ou propor que os alunos criem os seus. Geralmente a interação se dá através do acesso a outros blogs, os quais costumam ser linkados na página, facilitando a navegação.
No ano de 2005, iniciei uma experiência com blogs, para viabilizar projetos através do uso da tecnologia, a qual vem sendo bastante utilizada pelos educadores no Colégio E. Pe. Colbachini, Nova Bassano, região serrana do Rio Grande do Sul. Achei que a ferramenta era ideal para valorizar as produções dos alunos, dando-lhes mais significado com a publicação. Através da interação com pessoas de outros espaços geográficos, o conhecimento poderia ser construído e reconstruído, trocando idéias sobre diferentes realidades.
O primeiro blog criado com alunos de 8ª série, Vidas Secas - da Ficção à Realidade, traz como proposta um estímulo à leitura e produção textual, através da análise de obras literárias, relacionando-as à realidade, inicialmente a da seca de 2005, que afetou o RS e a do Nordeste. Os alunos produzem textos e comentários, interagindo inclusive com os escritores das obras trabalhadas, bem como com os próprios colegas ou os de outras escolas. A primeira obra estudada foi Vidas Secas, de Graciliano Ramos, sucedida por outras, sempre relacionadas às temáticas estudadas na escola, definidas pelo tema gerador. A aproximação do leitor com o autor despertou um grande interesse pela leitura das obras e produção de textos. Além disso, melhorou a auto-estima e gradativamente a qualidade da comunicação.
Paralelamente nasceu com o ensino técnico, o blog Opinião que aborda assuntos polêmicos, favorecendo a competência da escrita argumentativa. Partindo da leitura de textos linkados ao blog, promove o debate sobre os temas e , através da interação com pessoas de vários espaços geográficos ou da própria escola, idéias diferentes convivem democraticamente, ajudando o educando a sair da alienação, estar mais aberto à aceitação de diferenças e assumir uma postura diante dos fatos, exercendo assim sua cidadania.
O blog Trocando Letras, comunitário (cada participante tem sua senha), nasceu para educadores refletirem a própria prática pedagógica do uso das tecnologias, compartilhando experiências de sala de aula, especialmente com os próprios blogs. Desenvolvido por mim e educadoras de outros estados, está aberto a mais interessados.
A divulgação do blog é muito importante para que haja interação. Para isso utilizo ferramentas associadas a ele como correio eletrônico, fóruns, chats, listas de discussão(blogs educativos no yahoo e PROINFO), orkut, gazzag, MSN. Através dos contatos estabelecidos vários intercâmbios foram acontecendo com alunos e professores do país e até de outros, como no blog Acelera 2005, de Santa Catarina e no blog ABC dos Miúdos, de Portugal . Outra opção que temos utilizado é o videolog, que associa as mídias TV e Internet. O programa de televisão Conexão XXI, que é veiculado pela televisão comercial de Santa Catarina, disponibiliza na web a série de programas sobre jovens. Depois de assistir aos programas de TV pelo computador, realizamos debates, construímos textos, alguns publicados nos blog Palavra Aberta e interagimos sobre os assuntos veiculados.
O visitante do blog pode contribuir participando das discussões propostas, deixando algum questionamento ou desafio. Os educandos, por sua vez, devem retomar as discussões, considerando os comentários feitos. Assim acontece a aprendizagem pela interação. Paulo Freire deixou claro, na sua teoria, a importância da comunicação no processo do conhecimento e que este acontece em outros lugares além da escola. Ele viu o uso do computador como uma possibilidade de humanização do homem, se utilizado com critério. O blog surge como uma ferramenta que pode viabilizar essa comunicação da escola com o mundo, contextualizando a aprendizagem através da interação.
13 fevereiro 2006
2 comentários:
Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito interessante esse espaço. Quando tiver um tempo dê um pulo no meu. Abs!
ResponderExcluirOi, Marli:
ResponderExcluirMuito obm o trabalho. Ficou masi fácil de localizar o materila todo.
Bjs