27 abril 2006

Ensino à Distância, a democratização da aprendizagem


"A educação à distância não é nenhuma novidade. Quem cresceu lendo gibi certamente se lembra das páginas que ofereciam os mais variados cursos por correspondência. Quando falamos de Internet não estamos falando de um novo ensino, mas de um novo ambiente de interatividade e de novas ferramentas. Ao transferir suas carteiras para a Internet, a sala de aula ganha um quadro-negro azul: este passa a ter as características da Terra vista do espaço, só que com todo o conhecimento humano ao alcance da mão. Ou do mouse. É a universidade fazendo jus ao nome que recebeu no passado e passando a abranger um conhecimento de amplitude universal." Leia a matéria completa aqui.


Quero dar um exemplo concreto de EAD. No Portal Poie, estamos realizando a 4ª edição o Curso Webquest Total, envolvendo conhecimentos de Internet, linguagem html , criação e publicação de páginas e webquest.Além deste ocorrem por lá outros cursos gratuitos e com acompanhamento de tutores. Como seria possível reunir profissionais dos mais variados recantos do nosso país continental numa mesma sala de aula presencial? Difícil, mas no Poie, as distâncias encurtaram e interagimos de forma extraordinária.Vejam o mapa dos participantes feito pela Nádia Silveira, uma das tutoras do curso!

2 comentários:

  1. Anônimo12:01 PM

    Eu participo desta turma e só tenho a dizer que inciativas como a do POIE só têm acrescentado ao desenvolvimento do professor que está buscando novas formas de abordagem pedagógica e crescimento profissional.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7:12 PM

    Também estou participando do curso. O ambiente é muito interessante, as ferramentas proporcionam realmente a interatividade. Com professores tutores comprometidos e colegas interessados e sempre prontos a compartilhar.
    Se não conhece ainda o portal. Vá lá!
    www.poie.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)