26 fevereiro 2006

Blogs educativos em discussão

Na edição nº 108 - 24/2/2006 do site do Sinpro de São Paulo, saiu uma matéria sobre os Blogs Educativos . São citadas alguns blogs, inclusive o nosso Vidas Secas- da ficção à realidade, que ficou com o 4º lugar no Prêmio Blopes, categoria escola. Há também um link para relatos de experiência com a ferramenta. Abaixo, a matéria citada.
Os blogs na sala de aula
Cresce o uso da ferramenta para uso pedagógico

Por Priscilla Brossi Gutierre

Contar os “causos” e fatos interessantes da história rendeu a Escola EB 2,3 D. Pedro IV, em Portugal, um prêmio até então inédito. Curiosidades da História foi considerado o melhor blog feito por uma escola na primeira edição do Blopes, premiação dos melhores blogs em português e espanhol na área de educação. Além dele, Outro Olhar, também de Portugal, venceu como melhor blog feito por um professor. Esses são, no entanto, apenas alguns resultados já apurados. Em março, será escolhido o melhor blog de educação de 2005. Mais importante do que o resultado em si, o prêmio colocou em debate o uso de blogs para fins educativos. Estudos e pesquisas vêm mapeando esse processo e dão conta da elevação do número de diferentes tipos de experiências.
Blog, abreviatura do termo em inglês weblogs, tem como características a facilidade em que podem ser criados, editados e publicados. Em geral, expressam relatos pessoais, idéias e sentimentos do autor, sobre os mais diversos assuntos e áreas. O uso para fins pedagógicos, no entanto, começou a ganhar destaque na blogosfera anglo-saxônica, como aponta a pesquisadora Tiscar Lara, em artigo para revista eletrônica espanhola Telos. Ela cita o portal britânico Schollblogs.com e o americano Education Bloggers Network como experiências pioneiras.

Hoje, o crescimento no uso dessa ferramenta é significativo em vários países. No Brasil, a situação não é diferente, mas talvez num ritmo menos acelerado. “O uso pedagógico do blog evoluiu de algumas iniciativas isoladas para um crescimento constante e significativo no país, nestes dois últimos anos. Ainda assim, é pequeno o número de escolas e professores que utiliza blogs”, constata Suzana Gutierrez, pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que mantém o Gutierrez/Su onde registra os projetos e experiências. Seu blog foi um dos indicados do Blopes 2005 na categoria “melhor serviço ou programa ao serviço da educação”.

Contribuições para o ensino e aprendizagem
A possibilidade da criação coletiva e a aproximação de alunos e professores são apontadas como as principais contribuições que os blogs podem trazer para o processo de ensino e aprendizagem. “São aplicativos fáceis de usar que promovem o exercício da expressão criadora, do diálogo entre textos, da colaboração”, explica Suzana Gutierrez, da UFRGS. “Blogs possuem historicidade, preservam a construção e não apenas o produto (arquivos); são publicações dinâmicas que favorecem a formação de redes”, completa.

Sônia Bertocchi, pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e coordenadora do Núcleo de Interatividade do Portal Educarede, explica que os blogs permitem o desenvolvimento de tarefas em equipe. “O trabalho pedagógico com a ferramenta privilegia interatividade, autoria, autonomia, registro e protagonismo”, completa a pesquisadora que mantém o Lousa Digital, espaço de reflexão coletiva sobre o uso pedagógico da internet, também entre os indicados ao Blopes.

Vidas Secas – da ficção à realidade é uma experiência bem-sucedida desse processo. Desenvolvido no Colégio Pe. Colbachini sob coordenação da professora de português Marli Fiorentin, o blog fez uma ponte entre a seca que atingiu o Rio Grande do Sul, a realidade nordestina e ficção, através de obras literárias como o livro Vidas Secas. Os textos, ora escritos pela professore ora escritos pelos alunos, receberam comentários, tornaram-se, portanto, obra coletiva como resultado direto da troca de experiências. O projeto ficou em 4º lugar no Blopes na categoria “escola”.

Debate intenso
Se, em números, as experiências com blogs educacionais ainda não tão expressivas, a discussão em torno deles é intensa na blogosfera brasileira. Um rápido passeio pela rede mostra isso. Em Relatos de Experiências, o visitante acompanha projetos realizados em escolas públicas usando tecnologias. Projetos Colaborativos traz, além de relatos, notícias e dicas para os educadores e interessados. Oficina de Educação dá sugestões de sites e blogs que podem ajudar o trabalho do professor. Aprendente coloca em debate o uso de blogs na educação. E esses são apenas alguns exemplos.

O debate parece estar apenas começando.

22 fevereiro 2006

Varal de Poesia



No finalzinho do ano passado, criei o blog Varal de Poesia, pensando em valorizar esse gênero literário que nem sempre é bem lembrado e trabalhado nas escolas. Acho de fundamental importância o trabalho com poesia, para resgatar a sensibilidade dos nossos alunos e, por que não, também a nossa?!!! Quem tiver poesias de alunos , de professores ou mesmo se for poeta e quiser contribuir, entre em contato comigo. Uma boa idéia seria desenvolver o mesmo projeto em diferentes escolas e depois ver os resultados. Aguardo contatos!

18 fevereiro 2006

Stickam - a mais nova ferramenta

Estou encantada com mais uma descoberta que fiz, junto com o professor Cláudio Coutinho. Depois de ler a dica no seu blog, instalei e ficamos testando as possibildades , no sábado à tarde, vibrando com as descobertas. Essa ferramenta, lançada no dia 15 de fevereiro, permite exibir nos blogs, videos, fotos, podcast e web cam. Estando conectados, somos vistos on line e podemos teclar, como num outro comunicador, possibilitando a realização de audio conferências via blog. Isso não é o máximo? Para instalar a barra fhash, é preciso fazer um cadastro e copiar o código html , colando na página desejada. Para adicionar os arquivos é muito simples, enviando na página do stickam. O espaço oferecido é de 500 MB.

14 fevereiro 2006

Blog é fogo!!!

Minha amigaTeresa, de Lisboa, publicou um poema muito interessante de um médico - poeta. Vale a pena conferir!

"Na verdade, blog é Amor! E se Amor é Fogo, segundo a concepsão Camoniana, então podemos deduzir que Blog é Fogo!" Leia o poema!

13 fevereiro 2006

Blogs, interatividade a serviço da educação

Marli Dagnese Fiorentin para revista SEEDNET (MEC)

A rede mundial de computadores encurtou distâncias de uma forma inacreditável até pouco tempo atrás. Hoje basta um clique no mouse e é possível instantaneamente estar plugado com o outro lado do mundo. No entanto, a maior revolução que a internet trouxe não é a facilidade de acesso a informações, mas a possibilidade do usuário “interagir”, podendo interferir nesse processo, sendo autor e não apenas receptor. São várias as ferramentas que possibilitam isso, mas especialmente uma delas tem alcançado grande espaço na mídia virtual nos últimos tempos: o blog.
O blog consiste numa página de fácil publicação de textos e imagens em ordem cronológica, permitindo comentários dos internautas. Para ter um blog, basta cadastrar uma conta de e-mail em um provedor (vários deles oferecem o serviço gratuito), preencher alguns dados e pronto; em poucos minutos, sem ter maiores conhecimentos de programação, qualquer pessoa pode publicar suas idéias para o mundo.
O blog educacional ainda tem história curta, mas revela-se como uma poderosa ferramenta interativa, que possibilita aos educandos e educadores publicar suas produções e interagir com outras pessoas, tornando-se autores, construtores de conhecimento, formando redes virtuais de aprendizagem, as quais utilizam estratégias comuns para elaboração de projetos colaborativos..
Os blogs educativos podem versar sobre diversidades como notícias, literatura, relatos, debates, histórias colaborativas, registros, enfim, inúmeras possibilidades. O professor pode optar por criar um blog da turma ou propor que os alunos criem os seus. Geralmente a interação se dá através do acesso a outros blogs, os quais costumam ser linkados na página, facilitando a navegação.
No ano de 2005, iniciei uma experiência com blogs, para viabilizar projetos através do uso da tecnologia, a qual vem sendo bastante utilizada pelos educadores no Colégio E. Pe. Colbachini, Nova Bassano, região serrana do Rio Grande do Sul. Achei que a ferramenta era ideal para valorizar as produções dos alunos, dando-lhes mais significado com a publicação. Através da interação com pessoas de outros espaços geográficos, o conhecimento poderia ser construído e reconstruído, trocando idéias sobre diferentes realidades.
O primeiro blog criado com alunos de 8ª série, Vidas Secas - da Ficção à Realidade, traz como proposta um estímulo à leitura e produção textual, através da análise de obras literárias, relacionando-as à realidade, inicialmente a da seca de 2005, que afetou o RS e a do Nordeste. Os alunos produzem textos e comentários, interagindo inclusive com os escritores das obras trabalhadas, bem como com os próprios colegas ou os de outras escolas. A primeira obra estudada foi Vidas Secas, de Graciliano Ramos, sucedida por outras, sempre relacionadas às temáticas estudadas na escola, definidas pelo tema gerador. A aproximação do leitor com o autor despertou um grande interesse pela leitura das obras e produção de textos. Além disso, melhorou a auto-estima e gradativamente a qualidade da comunicação.
Paralelamente nasceu com o ensino técnico, o blog Opinião que aborda assuntos polêmicos, favorecendo a competência da escrita argumentativa. Partindo da leitura de textos linkados ao blog, promove o debate sobre os temas e , através da interação com pessoas de vários espaços geográficos ou da própria escola, idéias diferentes convivem democraticamente, ajudando o educando a sair da alienação, estar mais aberto à aceitação de diferenças e assumir uma postura diante dos fatos, exercendo assim sua cidadania.
O blog Trocando Letras, comunitário (cada participante tem sua senha), nasceu para educadores refletirem a própria prática pedagógica do uso das tecnologias, compartilhando experiências de sala de aula, especialmente com os próprios blogs. Desenvolvido por mim e educadoras de outros estados, está aberto a mais interessados.
A divulgação do blog é muito importante para que haja interação. Para isso utilizo ferramentas associadas a ele como correio eletrônico, fóruns, chats, listas de discussão(blogs educativos no yahoo e PROINFO), orkut, gazzag, MSN. Através dos contatos estabelecidos vários intercâmbios foram acontecendo com alunos e professores do país e até de outros, como no blog Acelera 2005, de Santa Catarina e no blog ABC dos Miúdos, de Portugal . Outra opção que temos utilizado é o videolog, que associa as mídias TV e Internet. O programa de televisão Conexão XXI, que é veiculado pela televisão comercial de Santa Catarina, disponibiliza na web a série de programas sobre jovens. Depois de assistir aos programas de TV pelo computador, realizamos debates, construímos textos, alguns publicados nos blog Palavra Aberta e interagimos sobre os assuntos veiculados.
O visitante do blog pode contribuir participando das discussões propostas, deixando algum questionamento ou desafio. Os educandos, por sua vez, devem retomar as discussões, considerando os comentários feitos. Assim acontece a aprendizagem pela interação. Paulo Freire deixou claro, na sua teoria, a importância da comunicação no processo do conhecimento e que este acontece em outros lugares além da escola. Ele viu o uso do computador como uma possibilidade de humanização do homem, se utilizado com critério. O blog surge como uma ferramenta que pode viabilizar essa comunicação da escola com o mundo, contextualizando a aprendizagem através da interação.

11 fevereiro 2006

Jovem Cidadão da Blogosfera

A Internet é jovem. As tecnologias que possibilitam sua existência, as linguagens e a ciência de sua utilização e sobretudo os novos conceitos de comunicação que ela propicia são todos coisas muito novas e ainda em crescimento. Portanto para estar na Internet, agir dentro dela e descobrir novos modos de trabalho, lazer e expressão devemos novamente nos fazer jovens e novamente estar dispostos a aprender a viver neste mundo digital tão novo. Aqueles que entram na Internet ainda saturados de seus velhos modos e hábitos acabam soando um pouco deslocados em meio este novo mundo, e causam mais problemas para si e para os outros do que deveriam. Para realmente se participar deste novo espaço, este novo paradigma de comunicação que é a Internet temos todos que estar dispostos a ser Jovens Cidadãos da Internet. Não interessa a sua idade, para estar na Internet você deve aprender com os jovens a arte de se maravilhar e encontrar caminhos, e a ciência de se fazer amigos e se trabalhar em grupo, como nos tempos dos trabalhos de colégio e de faculdade.
Por Daniel Carvalho
em Blogs C&T Jovens

Participe ! Você é convidado!

Estou mediando um fórum sobre blogs Educativos no Portal Poie . É importante discutir sobre essa ferramenta educativa, divulgar projetos, dicas, dúvidas e muito mais. Participe do fórum blogs educativos!

Outro espaço importante é o grupo de discussão Blogs Educativos doYahoo, que criamos no início de 2005 depois de um encontro no Portal Educarede, com educadores interessados em utilizara ferramenta blog. Entre para o grupo e venha contribuir na nossa lista de discussão!

10 fevereiro 2006

Blog , uma experiência que deu certo

Blogar: quem sabe conjugar esse “novo” verbo? Eu blogo. Você bloga? Até muito pouco tempo atrás, os blogs eram exclusividade dos jovens, que depressa descobriram a facilidade para publicar uma página na internet, com direito a comentários dos leitores para seus textos, geralmente escritos na forma de diários virtuais. Hoje, imprensa, empresários, políticos também passaram a usufruir dessa ferramenta, que em poucos minutos pode ser criada, sem exigir do usuário maiores conhecimentos de programação . E na educação? A grande maioria dos educadores ainda desconhece essa possibilidade pedagógica, no entanto, já encontramos muitos exemplos bem sucedidos. A minha experiência é recente. Leia mais...