01 março 2009

Aniversário, Site, Revista do Grupo Blogs Educativos

Em 2005 , projetos com blogs educativos ainda eram poucos ou pelo menos, se existiam , pouco divulgados. Curiosa para conhecer as possibilidades da ferramenta, agendei um chat sobre o tema no Portal Educarede. Foi assim que em 22 de fevereiro de 2005 , por sugestão da Fátima Franco, foi criado o grupo de discussão Blogs Educativos , o qual conta hoje com mais de 700 integrantes, sendo mediado pela Fátima, que tive a felicidade de conhecer presencialmente, nesse ano de 2009, lá em MG. Com o tempo o tema das discussões ampliou-se para o uso das diversas ferramentas que a tecnologia oferece à educação. No ano de 2008, realizamos o primeiro Congresso de Tecnologias na Educação totalmente on line e assíncrono, com mais de 1000 inscritos. Comemorando o aniversário de 4 anos, foi lançada a revista digital Tecnologias na Educação, em cuja primeira edição estão publicadas as produções realizadas no congresso e outras . No blog do grupo, Fátima postou uma homenagem que segue abaixo:


"Completamos 4 anos na Rede no último dia 22.Que possamos comemorar muito outros e cada vez mais sermos capazes de compartilhar conhecimentos em Tecnologias na Educação.Agradecemos a você professor, que torna nossa lista uma comunidade de aprendizagem.
E como prometido, o selo Competências em Educação e Tecnologias será atribuído aos professores:

Gládis e Marli, pelo pioneirismo na lista;
Adriane Halman, a primeira a usar a lista como fonte de pesquisa;
Claúdio Coutinho que nos ensinou a trabalhar com vídeo conferência;
Ana Laura Gomes que nos ensinou a destrinchar o html, quando os blogs ainda precisavam disto para serem disponibilizados;
E Denise Vilardo, por nos ensinar a usar Redes Sociais.

E.por fim, comemorando os 4 anos na Rede, está on line o nosso site e a Revista Tecnologias na Educação, cujo primeiro número apresenta os trabalhos do I Congresso de Tecnologias na Educação, com o devido registro no ISSN.É só clicar neste link.


Obrigada à Fátima e a todos os colegas blogueiros que compartilham idéias e sonhos.

2 comentários:

  1. Oi, Marli!

    Já andei pelo blog do grupo e pela Revista e fiz os devidos links lá no Ufa!

    Um material e tanto para estudo! Aliás como sempre, né?! Tudo o que vocês fazem vem sempre cheio de qualidade e impregnado da generosidade da partilha!!!

    Parabéns! Obrigada!

    Agora outro assunto: numa das escolas em que trabalho, assistimos, muito a contragosto, à fala da Secretária, no vídeo que a SEC distribuiu... e o "Voo" é mencionado... e @s meus(minhas) colegas me perguntavam: "Não é a tua amiga de Nova Bassano??"
    E eu cheia de orgulho confirmava!!! hehehehehe

    Sempre refiro teu trabalho como uma alternativa possível! Sei que é uma iniciativa pessoal, tua! que não é uma política pública, como sonhamos... mas penso que é assim que a gente constrói as pequenas contra-hegemonias que o Profe Sérgio Lima sugere lá no grupo, "né"?!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Suely!

    Esse é o espírito da web 2.0: partilha e colaboração.
    Quanto ao vídeo, eu não vi ainda e nem sabia que fui citada na fala. Creio que cada um de nós pode ir construindo o que é possível com as suas possibilidades para a educação sonhada. Acho que é assim, de pouco em pouco, que contagiamos pelo exemplo e quem sabe as mudanças acontecem. Não dá pra esperar que as coisas sejam determinadas, até porque aí a resistência é maior. Eu penso que as mudanças partem sempre de dentro de nós, das convicções que vamos construindo ao longo da vida.Eu tento fazer a minha parte, independente de qualquer questão política. Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)