19 março 2009

Pesquisa de Mestrado

Fui comunicada por Juliane Regina Guedes, nessa semana, sobre sua dissertação de mestrado em educação da Univali, entitulada “Entre o diário virtual e o diário de classe: traços de identidade profissional de professores na blogosfera”, que faz uma análise de blogs de professores brasileiros, inclusive este blog. Para que não houvesse nenhuma interferência nas postagens, Juliane só avisou os professores blogueiros escolhidos(Eu, Miriam, Bernardete, Suzana e Jenny) após a conclusão do trabalho.
Fico pensando como a rede é poderosa e como os blogs nos possibilitam espalhar idéias, fato que implica liberdade e ao mesmo tempo responsabilidade. Abrir mão do anonimato, escancarar nossas opiniões, provocar o diálogo, exige postura firme, coragem para assumir o que pensamos, trazendo alegrias imensas pelas partilhas possíveis. Estou curiosíssima para ler o trabalho de Juliane, pois pela visão que os outros têm do que escrevemos, é uma forma de nos avaliarmos também.

O vídeo abaixo sintetiza o trabalho e foi publicado por Rogério Christofoletti, o orientador de Juliane.Brevemente incluirei aqui o trabalho na íntegra.

4 comentários:

  1. Tem um presente pra vc lá no blog, passa lá!
    Aproveito para pedir sua opinião sobre o projeto "Bom de prosa" que estou desenvolvendo com meus alunos da terceira série do ensino médio. abçs.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:18 PM

    Marli, acho que é a primeira vez que devo comentar por aqui, mas sempre que possível, estou acompanhando a tua trajetória na blogosfera. Esta notícia é, realmente, curiosíssima, pois é sempre uma surpresa ver a impressão dos outros frente ao que fazemos. E sendo um trabalho, então, nossa! Se você foi escolhida, já é uma vitória. Parabéns.

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  3. Elaine !
    Obrigada pelo selo. Vou olhar para o teu projeto com calma e depois dou minha opinião.

    Marcelo!
    Que bom que você resolveu comentar. Muitas vezes os leitores passam por aqui, mas não deixam suas opiniões que muito podem enriquecer as discussões. Te espero de novo e participando sempre. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Marli, sou Professora de Informática Educativa na EMEF Guimarães Rosa, iniciei esse ano e estou gostando mundo, fiz um blog para a escola e vendo este vídeo, percebi a grandeza maior desse trabalho. Adorei o vídeo, acho que está bem relacionado com o que penso sobre o trabalho que estou desenvolvendo no blog. Quero que ele seja um portfólio do trabalho pedagógico da escola. Aproveito para convidá-la para uma visita
    http://emefguimaraesrosa.blogspot.com/. Um abraço.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)