01 março 2009

Sementes



Começamos o ano letivo na escola ganhando sementes como uma simbologia do nosso trabalho de investir na educação de nossos alunos para formar homens e mulheres de bem. Que em 2009, possamos continuar semeando, sem a pretensão de ver logo os frutos, mas tendo a paciência de dar o tempo necessário à sua maturação.

4 comentários:

  1. Oi, Professora Marli!
    Sinto especial atração quando encontro mensagens que falam de sementes, semeadores, sementeiras...
    Projeto Sementeira Esperanto ( http://www.npoint.com.br/sementeira) é o título de um sítio que criei há mais de dez anos e que procuro manter, na medida do possível, gerando permanentementes flores e frutos.
    Aqui fica um convite, para você e para os demais educadores que acompanham o seu belíssimo trabalho: Não deixem de visitar a nossa sementeira e o blog www.esperantoforadatoca. blogspot.com
    Abraços do
    Marinho

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela sua visita. Fico sempre feliz. Vou visitar os blogs. Somos semeadores sempre não é mesmo? E o que semeamos colhemos, mesmo que demore. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Marli!
    Pena não saber quem é o autor da pérola abaixo transcrita:
    O BAMBU CHINÊS
    (autor desconhecido)

    Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada por aproximadamente 5 anos, exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo.

    Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas... uma maciça e fibrosa estrutura de raiz que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída. Então, no final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.

    O escritor Stephen Covey escreveu:

    "Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5.º ano chegará, e com ele virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava..."

    O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos e de nossos sonhos... Em nosso trabalho especialmente, que é um projeto fabuloso que envolve mudanças de comportamento, de pensamento, de cultura e de sensibilização, devemos sempre lembrar do bambu chinês para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão.

    Procure cultivar sempre dois bons hábitos em sua vida: a Persistência e a Paciência, pois você merece alcançar todos os seus sonhos..!!!

    "É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão."

    ResponderExcluir
  4. Marinho!

    Esse texto é lindo e sábio! Muitas vezes os ensinamentos que damos aos nossos alunos parecem não frutificar, mas um belo dia somos supreendidos. Como educadores temos de acreditar sempre nas mudanças e lutar por elas. Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)