Nesse 15 de outubro, não quero lembrar o dia do professor enfatizando as dificuldades da profissão que escolhi para desempenhar por toda vida. Nem quero aceitar de forma conformada que alguém diga que pelo fato de ter escolhido, devo aceitar tudo o que a realidade de professora me apresenta diariamente, até porque estou convencida que uma das minhas funções é mudá-la. Nesse dia , prefiro esquecer da carga horária cheia, da sala superlotada, de algumas caras de indiferença apesar da aula super planejada, das noites mal dormidas estudando, dos fins de semana corrigindo provas e trabalhos, do orçamento apertado diante de um salário insuficiente, do medo de não poder bancar a educação dos próprios filhos, apesar de educarmos os filhos dos outros, dos remédios para controlar a ansiedade, da ausência de muitos pais, dos olhares desconfiados quando se inova, de...
Nesse dia prefiro agradecer pela escolha feita. Quero sentir alegria pela esperança que nossas palavras depositam em tantas vidas, pelos potenciais que incentivamos, pelos tesouros que desenterramos , pelos exemplos que eternizamos, pelas vezes que eles carregam nossa pasta ou vêm nos receber na porta do carro, pelos abraços, pelos olhares que traduzem agradecimentos , pelas vezes que perdemos a identidade do nome e em todos os lugares somos simplesmente a “profe”, mesmo depois de anos que eles se foram da escola, pelas mulheres e homens que vemos feitos, moldados pelos nossos ensinamentos, conselhos ou exemplos. Hoje eu quero agradecer, porque apesar do cansaço, do corpo doído, dos nervos estraçalhados, nada pode ser mais importante que estar à frente do tempo dando a mão a nossas crianças e jovens para torná-los homens. E mesmo que não possamos colher logo os frutos, semear nos dá a certeza da missão cumprida. E mesmo que nem todas as sementes vinguem , a maioria delas haverá de cair em terra fértil. PARABÉNS A TODOS NÓS, PROFESSORES, EDUCADORES.
Eu também penso assim, que temos que ver o lado bom das coisas, agradecer o que nos foi colocado, pelos desafios vencidos....
ResponderExcluirSe ficássemos só reclamando de tudo, oras, não mudaremos nada mesmo, pelo contrário, só vamos contribuir para este caos que nos consome:problemas, salário, e tudo mais que citou no texto.
Parabéns pelo dia de hoje!
Marcelo.
Me encantei com tuas palavras, Marli!
ResponderExcluirE acabei tomando a liberdade de estar reproduzindo teu texto no meu QUIMILOKOS, mas 'relax', tem tooooodos os créditos e link pra cá, viu?!
=]
Tua forma de encarar sua [nossa] profissão...me identifiquei muito!
^^!
Realmente, P.A.R.A.B.É.N.S.!!!
Muito mais que merecidos parabéns pelo dia de hoje, e pela escolha da profissão a seguir!
Sucesso!!
=]
Oi, Marli!
ResponderExcluirParabéns pelo dia do professor e continue com toda esta garra!
Vc é uma educadora de mão cheia!
:-)
Marli,
ResponderExcluirMuitíssimo obrigado por participar da blogagem coletiva "Professores do Brasil". Coloquei o link deste post na lista de inscritos na blogagem. Está no primeiro post.
Abraços. E numa nova oportunidade volto aqui para comentar seu texto. Estou cuidando da blogagem desde às 5 horas da manhã, afinal, foram mais de 150 inscritos.
Abraços.
Oi, Marli!! Minha Mestra, minha parceira!!!
ResponderExcluirParabéns pelo dia das professoras!!!
Adoro andar na rua, sabe como é, cidade pequena, a toda hora encontramos um(a) conhecid@... e ouvir "Oi, professora!" e uma paradinha para uma conversa mesmo que rápida...
Dificuldades? Bueno, sempre há!!!
Mas os encontros são mais fortes que os desencontros...
Não sou de comemorar dia disso ou dia daquilo...
Hoje fui ao supermercado e encontrei três ex-alunos... uma paradinha para um beijo e uma atualização - onde andas... que tens feito... - e os parabéns pelo
dia dos profe!!!
Fiquei feliz!!!
Beijos!!
Marli,
ResponderExcluirtuas palavras são o exemplo do que é um professor que realmente deve receber parabéns. Você merece este PARABÉNS! Bjo Grande
Neiva
Querida amiga,
ResponderExcluirObrigada pelas palavras doces que nos relembram da beleza da profissão que escolhemos. Mesmo em meio aos desencantos, encontramos sentido no que nos propusemos a fazer. Parabéns pela professora e pela pessoa linda que és!
Beijo
Marcelo , Thaiza, Natty, Suely, Neiva e Gládis!
ResponderExcluirQue bom receber esse carinho de vocês. Essa energia para continuar de pé, lutando, sonhando, buscando o melhor para a educação. Adoro vocês.BJ!
Bom demais, Marli! Bom demais...é bom demais saber que ainda existem professores, pessoas que pensam como nós e que se satisfazem com gestos de ternura, respeito...e amam o que fazem!
ResponderExcluirParabéns, profe!!!
Infelizmente, não consigo ver este lado.
ResponderExcluirMesmo assim,parabéns.
Bj
Oi,amiga
ResponderExcluirsumida..rs
Isso mesmo, se estamos nessa profissão é porque escolhemos.Temos mais é que seguir em frente.
Abraços a todos nós, professores.
"E mesmo que não possamos colher logo os frutos, semear nos dá a certeza da missão cumprida"
ResponderExcluirÉ isso que faz de professores verdadeiros educadores, com um rosto, uma identidade, uma história.
E o somos não por, mas apesar de. Escrevi algumas lembranças também e tenho certeza que vais se identificar com algumas coisas, se ler, pelas belas palavras e experiências.
http://sobreeducacao.blogspot.com/2009/10/sobre-jequitibas-e-eucaliptos-ou-sobre.html
Um abraço, Marli.
Compartilho com você do desejo de agradecer.
ResponderExcluirParabéns e luta sempre!
Beth
Marli querida, tudo bem?
ResponderExcluirObrigada!
Você sabe o gostinho destas vitórias, afinal você coleciona prêmios, né!
Feliz Dia do Professor para vc tb
Beijinhos felizes
Marli,
ResponderExcluirParabéns por ser professora.
É esta força positiva que nos move a continuar na luta.
Abraços,
Elaine, Fátima, Marcilene, Elis , Beth, Cybele, Amara!
ResponderExcluirEstou mega feliz com o carinho de vocês. Parece que só o fato de nos darmos essa força mesmo que de longe, as forças se renovam e tudo fica mais fácil para continuar a luta. Beijo, minhas queridas!