15 outubro 2009

Profissão: professor

Nesse 15 de outubro, não quero lembrar o dia do professor enfatizando as dificuldades da profissão que escolhi para desempenhar por toda vida. Nem quero aceitar de forma conformada que alguém diga que pelo fato de ter escolhido, devo aceitar tudo o que a realidade de professora me apresenta diariamente, até porque estou convencida que uma das minhas funções é mudá-la. Nesse dia , prefiro esquecer da carga horária cheia, da sala superlotada, de algumas caras de indiferença apesar da aula super planejada, das noites mal dormidas estudando, dos fins de semana corrigindo provas e trabalhos, do orçamento apertado diante de um salário insuficiente, do medo de não poder bancar a educação dos próprios filhos, apesar de educarmos os filhos dos outros, dos remédios para controlar a ansiedade, da ausência de muitos pais, dos olhares desconfiados quando se inova, de...
Nesse dia prefiro agradecer pela escolha feita. Quero sentir alegria pela esperança que nossas palavras depositam em tantas vidas, pelos potenciais que incentivamos, pelos tesouros que desenterramos , pelos exemplos que eternizamos, pelas vezes que eles carregam nossa pasta ou vêm nos receber na porta do carro, pelos abraços, pelos olhares que traduzem agradecimentos , pelas vezes que perdemos a identidade do nome e em todos os lugares somos simplesmente a “profe”, mesmo depois de anos que eles se foram da escola, pelas mulheres e homens que vemos feitos, moldados pelos nossos ensinamentos, conselhos ou exemplos. Hoje eu quero agradecer, porque apesar do cansaço, do corpo doído, dos nervos estraçalhados, nada pode ser mais importante que estar à frente do tempo dando a mão a nossas crianças e jovens para torná-los homens. E mesmo que não possamos colher logo os frutos, semear nos dá a certeza da missão cumprida. E mesmo que nem todas as sementes vinguem , a maioria delas haverá de cair em terra fértil. PARABÉNS A TODOS NÓS, PROFESSORES, EDUCADORES.

16 comentários:

  1. Anônimo10:49 AM

    Eu também penso assim, que temos que ver o lado bom das coisas, agradecer o que nos foi colocado, pelos desafios vencidos....

    Se ficássemos só reclamando de tudo, oras, não mudaremos nada mesmo, pelo contrário, só vamos contribuir para este caos que nos consome:problemas, salário, e tudo mais que citou no texto.

    Parabéns pelo dia de hoje!
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. Me encantei com tuas palavras, Marli!
    E acabei tomando a liberdade de estar reproduzindo teu texto no meu QUIMILOKOS, mas 'relax', tem tooooodos os créditos e link pra cá, viu?!
    =]
    Tua forma de encarar sua [nossa] profissão...me identifiquei muito!
    ^^!
    Realmente, P.A.R.A.B.É.N.S.!!!
    Muito mais que merecidos parabéns pelo dia de hoje, e pela escolha da profissão a seguir!
    Sucesso!!
    =]

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marli!
    Parabéns pelo dia do professor e continue com toda esta garra!
    Vc é uma educadora de mão cheia!
    :-)

    ResponderExcluir
  4. Marli,

    Muitíssimo obrigado por participar da blogagem coletiva "Professores do Brasil". Coloquei o link deste post na lista de inscritos na blogagem. Está no primeiro post.

    Abraços. E numa nova oportunidade volto aqui para comentar seu texto. Estou cuidando da blogagem desde às 5 horas da manhã, afinal, foram mais de 150 inscritos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marli!! Minha Mestra, minha parceira!!!

    Parabéns pelo dia das professoras!!!

    Adoro andar na rua, sabe como é, cidade pequena, a toda hora encontramos um(a) conhecid@... e ouvir "Oi, professora!" e uma paradinha para uma conversa mesmo que rápida...

    Dificuldades? Bueno, sempre há!!!
    Mas os encontros são mais fortes que os desencontros...

    Não sou de comemorar dia disso ou dia daquilo...

    Hoje fui ao supermercado e encontrei três ex-alunos... uma paradinha para um beijo e uma atualização - onde andas... que tens feito... - e os parabéns pelo
    dia dos profe!!!

    Fiquei feliz!!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Marli,

    tuas palavras são o exemplo do que é um professor que realmente deve receber parabéns. Você merece este PARABÉNS! Bjo Grande
    Neiva

    ResponderExcluir
  7. Querida amiga,

    Obrigada pelas palavras doces que nos relembram da beleza da profissão que escolhemos. Mesmo em meio aos desencantos, encontramos sentido no que nos propusemos a fazer. Parabéns pela professora e pela pessoa linda que és!

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Marcelo , Thaiza, Natty, Suely, Neiva e Gládis!

    Que bom receber esse carinho de vocês. Essa energia para continuar de pé, lutando, sonhando, buscando o melhor para a educação. Adoro vocês.BJ!

    ResponderExcluir
  9. Bom demais, Marli! Bom demais...é bom demais saber que ainda existem professores, pessoas que pensam como nós e que se satisfazem com gestos de ternura, respeito...e amam o que fazem!
    Parabéns, profe!!!

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente, não consigo ver este lado.
    Mesmo assim,parabéns.
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Oi,amiga
    sumida..rs
    Isso mesmo, se estamos nessa profissão é porque escolhemos.Temos mais é que seguir em frente.
    Abraços a todos nós, professores.

    ResponderExcluir
  12. "E mesmo que não possamos colher logo os frutos, semear nos dá a certeza da missão cumprida"
    É isso que faz de professores verdadeiros educadores, com um rosto, uma identidade, uma história.
    E o somos não por, mas apesar de. Escrevi algumas lembranças também e tenho certeza que vais se identificar com algumas coisas, se ler, pelas belas palavras e experiências.

    http://sobreeducacao.blogspot.com/2009/10/sobre-jequitibas-e-eucaliptos-ou-sobre.html

    Um abraço, Marli.

    ResponderExcluir
  13. Compartilho com você do desejo de agradecer.
    Parabéns e luta sempre!
    Beth

    ResponderExcluir
  14. Marli querida, tudo bem?

    Obrigada!
    Você sabe o gostinho destas vitórias, afinal você coleciona prêmios, né!
    Feliz Dia do Professor para vc tb
    Beijinhos felizes

    ResponderExcluir
  15. Marli,

    Parabéns por ser professora.
    É esta força positiva que nos move a continuar na luta.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  16. Elaine, Fátima, Marcilene, Elis , Beth, Cybele, Amara!

    Estou mega feliz com o carinho de vocês. Parece que só o fato de nos darmos essa força mesmo que de longe, as forças se renovam e tudo fica mais fácil para continuar a luta. Beijo, minhas queridas!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)