07 dezembro 2012

Debatendo a Educação no Século XXI

Fui convidada pela Fundação Telefônica a participar de um debate O que é ser professor? que abriu o tema 5 do Encontro Internacional de Educação. Comigo também participou Rodrigo Ferrer, da Espanha. O evento envolve vários países especialmente Espanha, Brasil e outros da América Latina. Muitos temas atuais referentes à Educação são discutidos. Convido meus leitores a participarem do fórum aberto sobre o assunto onde eu também estou mediando.



Reproduzo aqui texto meu já publicado em outro blog e reforço algumas reflexões sobre Competências e Habilidades que o professor deve ter no Século XXI. 


 Quem diria? Eu sou do século passado. Mas estou de pés no chão no século presente. Em poucos anos, nem faz meio século, passei num vapt , vupt, das leituras “a luz de velas aos comunicadores instantâneos que em tempo real me transportam ao outro lado do mundo. Haja mudanças nisso! Eu sinto na pele as transformações que a tecnologia trouxe, exigindo habilididades e competências ´para assimilar e lidar com essas novas situações. Dizem que em terra de cego, quem tem um olho é rei. Pois bem, hoje é ´necessário ter a competência de ver além ,como professores da modernidade, inserindo nas práticas pedagógicas o cotidiano. Não podemos ficar sempre no século passado , apegados a modos antigos de viver, porque quer queiramos, quer não , as mudanças acontecem inependente de nossa vontade individual. E com elas novas exigências aos educandos, que precisam ter competência para resolver situações problema, usando criatividade e senso de coletividade. Só nesse ano de 2010, já perdemos a conta dos desatres naturais que envolveram desde terremotos, enchentes, vulcões até desatres protagonizados pelas mãos humanas como acidentes no trânsito aéreo e terrestre, vazamentos gigantescos no mar. Pedófilos, assassinos, torturadores de crianças estão entre os que deveriam ser referência de comportamento.O que temos a ver com isso? O que a escola pode fazer nessa situação? Continuar ensinando sujeito oculto ou composto? Ou oportunizar aos educandos serem sujeitos agentes, capazes de mudar essa história? Fica a reflexão!!!

2 comentários:

  1. Olá Marli!

    Parabéns pelo Blogosfera M@rli! Gostei muito da sua postura como professora e educadora, pois precisamos enfrentar as mudanças que o mundo nos oferece de forma real e buscar sempre novas alternativas para vencer os desafios dos tempos modernos.

    É uma satisfação fazer parte do Blog "Educadores Multiplicadores" e ter a oportunidade de conhecer melhor os educadores que lutam e sustentam a educação do nosso país.

    Abs.
    Maria Odete A Pinho
    Gestora AJO Ambiental

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Odete!
    Precisamos todos estar muito antenados na educação e tentar através dela mudar um pouco esse nosso mundo.Volta sempre!BJ!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)