22 abril 2006

Tecnologia X rendimento escolar


Uma matéria da revista Época revela dados de uma pesquisa internacional sobre o rendimento escolar de alunos que utilizam a tecnologia em casa ou na escola, feita pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Há inclusive dados sobre a média de computadores por aluno e os países mais digitalizados. Infelizmente o Brasil fica quase lá no final de uma lista de 45 países. Acho que alguns responsáveis pelas decisões educacionais precisam talvez se informar mais e se ligar na questão. E , o principal, que tomem atitudes condizentes com a propaganda. Até quando uma pequena parcela de educadores apaixonados pela causa terão que quase se pintar de palhaços para chamar atenção para o uso da tecnologia na educação e da sua importância dentro do contexto atual? Distribuir computadores é importante, mas de nada adianta se o profissional da informática não é valorizado e reconhecido e nem defendido, tendo que lutar muitas vezes sozinho ou no máximo dividindo seus anseios com outros parceiros de comunidades virtuais.

A lição da era digital

O principal estudo mundial sobre educação comprova que computadores melhoram o desempenho dos alunos. Só falta o Brasil aprender isso. Leia a matéria completa aqui.

4 comentários:

  1. Este teu post Marli é muito, muito importante. Acredito que Portugal também venha na cauda dessa lista e vou já ler o artigo. Quanto ao reconhecimento, eu já ficaria contente se fosse reconhecida apenas como professora, quanto mais como professora que recorre frequentemente às tecnologias.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Usei aquela ferramente no Biblogteca para referir o nosso trabalho sobre PRECONCEITO. Já viste como ficou?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1:51 PM

    [...]O blog da professora Marli trouxe um post sobre uma pesquisa que comprova essa imagem da escola como ambiente offline.[...]

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2:08 PM

    Essa demora do Brasil em aderir a tecnologia como apoio para educação só vai aumentar o abismo que temos em relação aos países do 1o. Mundo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)