20 abril 2006

Tesouro de Pano


"Uma menina visita a bisavó doente e descobre, no sótão da casa, dentro de um baú, uma bandeira de pano. Curiosa, ouve da velha senhora a saga de imigrantes que vieram de Bassano Del Grappa, na Itália, para o Rio Grande do Sul."


Isso pode ser lido na contracapa do livro lançado hoje, exclusivamente no meu colégio, pelo escritor Luís Dill , de Porto Alegre. A obra, editada pela WS editora , foi escrita depois que ele participou da segunda feira do livro, em 2005. Passando pela escola, viu hasteada uma bandeira de pano, feita com retalhos. Eram pedaços que cada aluno, professor e funcionário costurou, contando sua história de vida. A mesma bandeira que está na capa do livro.

Hoje li o livro de uma vez só, depois de ganhar o autógrafo. Foi emocionante me encontrar dentro da história, de certa maneira.O livro, dedicado ao povo de Nova Bassano, relata fatos que vivemos por aqui. Nossa história de vida. Ao ler, vesti a pele da personagem principal. Me senti menina, revi o vestido que mais gostava, branco de coraçõezinhos vermelhos, azuis e amarelos. Entrei no sótão da velha casa de meus pais, onde eu costumava subir por uma escada móvel (mágica) e ficava vendo velharias. Entrei no quarto de meu avô e o vi na cama, resgatando lembranças dos meus 4 anos de vida. Finalmente, o baú... Abri o baú de minhas recordações. O baú que ainda está no quarto de meus pais e o qual, quando criança, eu abria, fascinada, procurando por fotografias antigas que me remetiam a velhos tempos, a histórias emocionantes dos meus antepassados vindos da Itália.

3ª Feira do Livro do Colégio Colbachini em 2006.

Teremos o lançamento do livro de minicontos escrito pelos alunos, nos 70 anos do colégio.

Viva a Literatura!

3 comentários:

  1. Marli,

    Viajei contigo nesse lindo retorno às lembranças da infância.Fiquei com vontade de ler o livro!

    Beijo
    Gládis

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marli:
    é isso mesmo que a literatura faz. Deixa a gente viajar por aí.Gostei de sua viagem. Muito boa.
    E aí, já achou o comprovante?

    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Ei, Marli! Tenho que te confessar! Por pura falta de tempo não consegui ler todas as suas postagens aqui no Blogosfera. Toda vez que passo por aqui leio uma postagem e fico fascinada...sempre aprendo alguma coisa. Hoje porém, o semtimento foi diferente. E não é só porque sou louca pela leitura, mas pela maneira como colocou emoção em sua história. Você me fez viver a minha apesar de serem hostórias diferentes. Acho que a semelhança está no coração. Obrigada por esta paradinha emocionante. Um beijo muito grande

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)