13 agosto 2011

Alegria compartilhada

O Portal do MEC destaca uma matéria sobre a educadora gaúcha, amiga querida, Suely Aymone, que também, como eu, descobriu nos blogs uma ótima ferramenta pedagógica. Suely cita o meu blog como a sua primeira referência, motivo de inspiração para a criação do seu Ufa, Bloguei, que eu vi nascer e venho acompanhando com igual encantamento. Isso me alegra e reforça minha convicção que compartilhar vale a pena. Temos um poder imenso de espalhar ideias, mover ações coletivas, incentivar inovações através dessa grande rede chamada blogosfera e outras redes sociais. Mas para isso precisamos sair para fora de nós mesmos e exercitar a nossa autoria. Abaixo,  um trecho da matéria.  


Docente gaúcha se apaixona pela tecnologia e atrai seguidores


Professora de literatura e língua portuguesa, Suely Aymone sempre buscou alternativas que tornassem menos artificiais as práticas de escrita dos alunos. E o blog, com sua capacidade de atrair leitores e colaborar para a interação entre diferentes pessoas, despertou a atenção da professora do Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls, em Uruguaiana (RS). Ela passou a utilizar a ferramenta tecnológica como um espaço de reflexão pessoal sobre o mundo e a vida e também como um suporte de aprendizagem para seus alunos do Curso Normal (formação de professores).
Seu interesse começou no dia em que conheceu um blog criado pela educadora Marly Dagnese Fiorentin – a Blogosfera Marli –, com temas de educação e tecnologia. “Me encantei: era isso que procurava”, conta Suely, que é formada em letras, com especialização em ensino de língua portuguesa e em tecnologias em educação. Daí para a criação de seu primeiro blog foi um passo. Com o Ufa! Bloguei! ela se propôs “ensaiar - descobrir as linguagens dos blogs - para depois estrear.” Em seguida, veio o Espichando a conversa, blog dos estudantes do Curso Normal, como “uma primeira tentativa de uso da web como mediadora de aprendizagem”.  Siga lendo aqui.

4 comentários:

  1. Anônimo7:18 PM

    Assim como a Suely descobri essa ferramenta virtual e suas inúmeras funções no mundo da Educação, Graças a Marly e ao curso do qual ela foi tutora pela Educared.Estou encantada com as inúmeras possibilidades de intermediação que o blog nos possibilita, principamente para nós, professoras de Língua Portuguesa!
    Ângela junquer
    Blog:leituracompipoca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que alegria Marli!
    E parabéns também à Suely, minhas amigas virtuosas são muito chiques!
    E quem ganha? A educação. O alunado. Os colegas professores e professoras com as experiências e os saberes que se compartilham e multiplicam as possibilidades de tornar a educação mais prazerosa, de qualidade!
    Abraços Afetuosos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marli!

    As meninas e eu ficamos muito felizes com a matéria, claro!

    Mas como tenho dito pra elas: a responsabilidade aumenta!!

    Hoje foi à escola uma equipe da Zero Hora... fez entrevista e fotos com alunos... imagina! Acho que a matéria sai amanhã...

    Fizeram uns vídeos com a gurizada, para postar no Clic RBS Uruguaiana... o corações saiam pela boca... muito fofos!

    Mais uma vez falei em ti... Não adianta, fazes parte da minha história como blogueira e como professora!

    Obrigada pela parceria, sempre!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Suely!

    Que legal! Esses momentos são de muita aprendizagem também para os alunos, né? Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)