11 agosto 2011

Estudar Vale a Pena

O dia 11 de agosto foi instituído o Dia do Estudante. Em tempos não tão distantes, a distinção entre professor e estudante era mais acentuada, pelo fato de que tínha-se a ideia de que  o primeiro ensinava e o segundo aprendia. Sim, existem momentos em que isso acontece e tem que acontecer sempre, também no sentido inverso. Mas estamos evoluindo. Com tanta produção de conhecimento, dobrando a cada piscar de olhos, nada é definitivo, duradouro ou verdade absoluta, portanto ser professor é também ser estudante. Quem não o for, demita-se! Costumo utilizar uma citação de Paulo Freire que é uma espécie de lema pra mim: ""Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". A curiosidade, o prazer de aprender, me leva a estudar. E eu gostaria de poder despertar o mesmo sentimento em cada aluno. 
Fico preocupada quando ouço jovens dizendo "Estudar pra que? Fulano de tal está faturando uma grana preta e não estudou". Até pode ser verdade, em alguns casos, mas estudar não significa só estar na escola, sentado numa classe, olhando pra nuca do colega da frente. Estudar é uma atitude também fora da escola, aprende-se com a vida e muito. Portanto, quem se dá bem, apesar de estar longe da escola, de alguma forma deu um jeito de estudar à sua maneira. Mas o que me preocupa nesse "Estudar pra que?", além dessa questão dos cifrões que o estudo possa proporcionar,  é ausência de uma consciência de que estudar nos faz ampliar e sensiblizar o nosso olhar sobre nós mesmos, o outro e o mundo. Estudar nos faz pessoas melhores ou deveria. Então muitos  devem  estar pensando que  diplomas sempre evidenciam  virtudes e sabemos que não é assim. Senão não teríamos tanta corrupção, quase sempre protagonizada por gente bem "letrada". O estudar a que me refiro, inclui o conhecer para transformar e transformar para melhor. Estudar para ser o sujeito de sua própria história e consequentemente um cidadão atuante. Estudar simplesmente para aprender a ser feliz. 
Desde criança gostei muito de estudar. Muito do  que sou e tenho veio através do estudo, da vontade de conhecer o novo, entender o velho. 
Parabéns para mim , que sou uma eterna aprendiz, a todos os meus alunos e ex-alunos. Continuemos sendo eternos estudantes ate´que um dia, estivermos "enfim, off line". 

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva que  eu vi proposta no blog Querido Leitor, da Rosana Hermann

5 comentários:

  1. Parabéns a você Profe. Marli e a todos os estudantes! 'Estudar pra que?' eu mesma já me fiz esta pergunta, mas é como diz o ditado: Só damos o devido valor as coisas quando a perdemos. Experiencia própria. Estudar, ir a escola é muito mais que uma rotina'chata', que é o que muitos alunos pensam, é uma vida, pois o conhecimento é algo que vai além. Podem roubar tudo o que nós temos, menos nossa sabedoria! Hoje temos uma grande aliada: a tecnologia, que facilita muito a vida dos estudantes. Por isso aproveitem suas oportunidades e estudem! =D Saudades.
    Camila Peruzzo!

    ResponderExcluir
  2. Você é um exemplo que muitos alunos se espelham e era assim antigamente, quando os pais eram analfabetos e os filhos tinham os professores como seus "mestres". Quem sabe e tem sabedoria, quer ensinar quem não prima pela oportunidade ou curiosidade. Difícil atualmente despertar o aluno e aliado a professores acomodados, escolas mutiladas, governo que não olha pela classe, fica tudo muito difícil. Parabéns pelo ânimo, pelo amor à sua profissão.

    ResponderExcluir
  3. Camila!
    Que bom poder ler teu comentário. Também estou com saudade. Na vida todo bônus tem um ônus. Você largou a escola para ir atrás do teu sonho, mas não precisa largar o estudo. Tens todas as condições de buscar a auto aprendizagem e conta sempre comigo quando precisar. BJ!

    ResponderExcluir
  4. Luma!
    Tens razão, tudo conspira contra, mas o amor é mais forte. Não podemos desistir . Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi. Sou profa de LP do Fundamental II, em Lages/SC, tbém curtimos os blogs educativos. Parabéns!!
    Visite nossos blogs:
    http://reciclagemcora.blogspot.com/
    http://eebcoraliterario.blogspot.com/
    http://resenhascora.blogspot.com/
    http://pensamentosalinelarissa.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)