15 setembro 2011

Encontro Internacional Educared - venha participar!






O vídeo acima é de autoria da querida amiga Sônia Bertocchi, que o compartilhou na rede do VI Encontro Internacional Educared . Baseado nas ideias do Curso Uso do Blog como Recurso Didático, do qual sou tutora no Portal Educarede, o vídeo mostra a importância do blog para a prática pedagógica, a necessidade de um planejamento que defina com clareza os objetivos para o qual a ferramenta será utilizada.
Sônia lançou duas questões no grupo que está mediando:

Por que todo professor deveria ter um blog?
Quais as aprendizagens que o blog pode proporcionar?

São tantas as razões que eu vejo para eleger o blog como uma ferramenta pedagógica , que não caberiam em poucas linhas. Desde 2005 utilizo-o em projetos pessoais e com alunos, tanto que não é à toa que meu blog-mãe se chama Blogosfera Marli.Primeiro acho que o professor que exercita autoria, está dando um bom exemplo aos seus alunos, compartilha conhecimento, contribui para sua autoformação criando comunidade em rede onde se realizam trocas, tornando o espaço de encontro e comunicação.Penso que antes de desenvolver com alunos trabalho via blog, todo professor deveria ser um blogueiro, ter seu blog pessoal.  Projetos desenvolvidos com blog favorecem a autonomia, competências para o trabalho colaborativo, autocrítica, construção do próprio conhecimento, entre tantas vantagens. Vou  discutir mais essa questão no grupo no site do encontro.

Convido a todos para se agregarem ao grupo aqui  http://encuentro2011.educared.org  . Aqui nesse link vocês encontram todos os grupos. O cadastro é simples e rápido. É uma oportunidade ímpar de  ter contato com educadores de outros países e discutir estratégias inovadoras na educação.


10 comentários:

  1. Oi, querida, é sempre muito bom passear pelos teus comentários......professor blogueiro seria o ideal......mas como fazê-los aderir à ideia? Têm medo até de ligar o computador....nas era dos tablets alguns nem tem um PC....não têm e-mail......o sistema é bruto!!!*rsrsrsrs mas tenhamos fé!
    bjs
    vera

    ResponderExcluir
  2. Compartilho da mesma preocupação. E não sei a solução. O jeito é a gente seguir me frente, dando exemplo. Quem sabe um dia as coisas mudam.Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marli!

    Assisti ao vídeo no espaço do Educared...

    Acho que sou um exemplo do que falas no texto: "antes de desenvolver com alunos trabalho via blog, todo professor deveria ser um blogueiro, ter seu blog pessoal".
    Fiz isso intuitivamente, tens acompanhado essa história...
    Semana que vem começo a semear essa ideia entre meus colegas... Estamos formando grupos de professores, fora do horário de trabalho (para minha surpresa de 75 colegas uns 30 se inscreveram!), para refletir sobre o uso da web como mediadora da aprendizagem.
    Minha utopia possível: botar o povo pra blogar!
    Partilhar minhas vivências e aprender junto...
    Maior frio na barriga!
    Vamos ver no que dá!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Suely!
    Desejo toda sorte pra você. Não é fácil esse trabalho, mas não dá pra desistir. Depois me conta como está sendo. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o vídeo, compartilhei em meu blog. Vamos expandir a rede de conhecimentos.Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Amei assistir a este vídeo. Simples, objetivo e convincente. Também vou compartilhá-lo.
    Parabens à professora Sônia Bertocchi...

    ResponderExcluir
  7. Marly adoro passar por aqui. Sei que nem sempre deixo um comentário, mas esse post me chamou muito a atenção, porque hoje estamos vivendo o modismo dos blogs, falta a intencionalidade pedagógica. Vou compartilha-lo. Bjus

    ResponderExcluir
  8. Que bom que vocês gostaram! Es, em relação aos blogs eu diria, não basta ter blog, tem que interagir e colaborar. BJ!

    ResponderExcluir
  9. Olá Marli... Ja asisiti este vídeo há algum tempo aqui no blog e achei interessantíssimo a metéria que publicaste. Hoje venho lhe pedir permissão para postá-lo lá no blog Diálogo com as TIC's. Creio que seria de muita importancia pois fala acaba nos fazendo relfetir sobre a enteão necessidade de nós professores utilizarmos estas ferramentas de uma forma consciêncite. Aguardo tua responsta. Ass.: VAnessa Vieira

    ResponderExcluir
  10. Vanessa, fique à vontade para compartilhar. A ideia é essa mesmo. Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)