01 dezembro 2011

Seminário de Tecnologias- Boas Práticas Digitais

Estive recentemente em dois Seminários de Tecnologias na Educação, Boas Práticas Digitais, que estão ocorrendo em todo o estado do RS. O primeiro em Porto Alegre, no Colégio Rosário, incluindo a primeira(POA) e vigésima oitava(Gravataí) CREs; o segundo em Caxias do Sul, na UCS, com o envolvimento da quarta (Caxias),décima sexta(Bento Gonçalves) e vigésima terceira(Vacaria) CREs, sendo que nesse último participei fazendo relato de algumas práticas em que venho integrando as tecnologias na escola. Esses encontros sempre são momentos especiais, pois reforçam minha crença de que estou batendo na tecla certa. Em POA, Iris Tempel Costa lembrou que a tecnologia, quando se trata de educação, está relacionada ã metodologia, à intencionalidade pedagógica e portanto, é preciso mudança de postura no ensinar e aprender. Boas idéias levam tempo para amadurecer e a inovação depende das trocas e da cooperação. Educadores inovadores destacaram que o simples uso da tecnologia não garante inovação. É preciso fazer diferente, coisas diferentes e não fazer diferente, coisas iguais. . Ana Cláudia Figueroa, da SEDUC/RS destacou a trajetória da tecnologia, houve diferentes momentos e fatos que no seu tempo representaram revoluções, desde os hieróglifos até os tablets , a princípio custando a serem compreendidas e postas em prática. Da impressão com liberdade de expressão trazida por Gutemberg, à rede em tempo real na cultura digital de Steve Jobs, as tecnologias trouxeram inovações que precisam ser incorporadas ao nosso tempo, à nossa escola. Carla Valentini ressaltou que integrar as tecnologias na prática , não é uma opção, mas uma tarefa didático-metodológica de todo e qualquer educador atual. Os relatos de experiência em ambos os seminários trouxeram ao conhecimento práticas inovadoras, alunos autores e professores fazendo maravilhas. Em ambos os seminários, um papel de destaque para a acessibilidade e tecnologias assistivas, que sempre precisamos ter em mente, inclusive no que é publicado em rede.A proposta dos organizadores do Seminário de Caxias do Sul é continuar as discussões no Blog do NTE. Mais detalhes podem ser encontrados lá. Abaixo, a minha apresentação no Seminário.


Clique nas flechinhas depois do número de slides para ampliar e nos links em imagens, textos e vídeos para poder acessá-los ou assisti-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)