29 janeiro 2014

Metamorfose


Gosto muito dessa passagem do livro Zorba, o Grego, de Nikos Kazantzaki. A sociedade  formata as pessoas, a escola padroniza  e não raras vezes, espera os mesmos resultados e comportamentos, os pais , muitas vezes, comparam os filhos. Temos pressa... O mundo exige respostas rápidas. No entanto, cada pessoa, cada ser vivo, cada elemento da natureza tem seu ritmo, tem seu tempo. Muitas vezes, as mudanças que vão acontecendo são internas e passam despercebidas. Um belo dia somos surpreendidos.
Tive um aluno da Educação Infantil que travava e entrava em pânico quando chovia e eu passava o tempo todo de mãos dadas. Muitas vezes o pavor era tanto que  os pais precisavam buscá-lo no meio da tarde. Ele mudou para outro estado. Ontem,dois anos depois,  para minha surpresa, vejo uma foto dele na minha timeline tomando banho de chuva , com um recado da mamãe :"Medo superado"! Fiquei feliz e entendi que essa superação foi um processo silencioso. 
Outra demonstração dessa questão ocorre com meu filhos. Desde a gravidez, comprei coleções de livros e contava histórias aos meus bebês. O Tadeu, o primogênito, sempre devorou livros, jamais dorme sem ler e até virou personagem  (Meu Pai Não Mora Mais Aqui - Caio Riter). Não nego que sempre senti certa frustração por não ver o mesmo gosto  pela leitura no Leonardo, apesar do meu incentivo e das fartas coleções de livros espalhadas pela casa. Sempre ouvi dizer que é de pequeno que se torce o pepino e por isso, estava perdendo a esperança. Mas eis que... Faz algum tempo, agora já universitário, tenho flagrado  meu caçula com livros grossos, entregue à leitura literária. Hoje ele ligou e propôs que comprássemos em sociedade uma coleção de livros que ele fussou e achou na net. Percebo que o ambiente  estimulador foi fundamental. 
Não podemos forçar as leis da natureza. Tudo tem seu tempo certo pra acontecer e cada um precisa superar seus próprios desafios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)