16 fevereiro 2012

Oficina Vídeo de Bolso – #educaparty

Boa parte do tempo em que estive na Educa Party, evento integrado à Campus Party 5, foi dedicado a uma oficina de vídeo de bolso. Orientada por profissionais ligados ao cinema, a oficina teve dois momentos importantes. No primeiro dia  foi trabalhada a integração entre os professores, de vários estados brasileiros, onde cada qual se apresentou através de algum conteúdo disponível em seu celular, câmara digital, etc… E foram feitas reflexões a respeito do uso do recurso vídeo na educação.No segundo dia, em grupos, saímos pela arena da Campus Party,  filmando , com nossos dispositivos móveis, um tema legal para ser mostrado através de um vídeo que iríamos produzir colaborativamente, sempre orientados de perto pela galera super bacana que dirigia a oficina. De posse de nossos aparatos tecnológicos, dividimos as tarefas, os ângulos e saímos filmando .Nosso objetivo foi mostrar a reação de aficcionados por games(crianças, jovens e até adultos) ao serem abordados durante o jogo para darem explicações. Na produção dos vídeos, observamos que a reação foi tranquila. Todos os abordados foram receptivos, continuaram concentrados no jogo e ao mesmo tempo não se negaram a colaborar com as solicitações feitas, mostrando que essa geração aprende muito enquanto joga. Num outro post falarei sobre os games na educação, um dos debates a que asssiti. Nesse link. tem uma série de dicas, links, tutoriais, vídeos produzidos, material disponível para os interessados em aprofundar a produção de vídeos, um recurso que fascina os alunos e pode render aulas muito dinâmicas  e produtivas.








6 comentários:

  1. Olá, querida Marly!
    Parabéns por sua participação na Educaparty e por compartilhar essa oficina maravilhosa. Adorei!
    Certamente irei conferir todas as dicas.
    Só tinha fera lá! rsrsr
    @egui_, @gladislsantos, @guilhermeeh e você é claro!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Fernanda!

    Eu ainda nem explorei tudo. é muito legal. Tudo pode ser aplicado em sala de aula. Foi show! Faltou você lá!:(

    ResponderExcluir
  3. Legal que tu está compartilhando esta experiência!

    ResponderExcluir
  4. Que fantástico Marly. Adorei. As ideias estão pipocando aqui... Bom demais. Obrigada por compartilhar!!!

    ResponderExcluir
  5. Meninas, temos um prato cheio, não é mesmo? É botar a criatividade a funcionar! BJ!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você. Beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)