21 fevereiro 2012

Campus Party / Educa party : cultura digital em overdose!

Eu sei que estou sendo  insistente  nesse tema, mas foram tantas as informações no evento ocorridode 6 a 12 de fevereiro, que penso que seria egoísmo da minha parte não compartilhar com quem não teve o mesmo privilégio que tive em estar na Educa Party, evento integrado à Campus Party, como convidada da Fundação Telefônica. A ideia é que mudemos o foco de tecnologias na educação para Educação na Cultura Digital. Por mais analógico que alguém afirme ser, não tem dúvidas que todos, sem exceção, estamos inseridos na cultura digital, pois o nosso cotidiano está impregnado de aparatos tecnológicos , desde que acordamos até dormirmos. A educação não pode ignorar esse fato. Educadores, precisamos estar conectados com a realidade do mundo e usufruir das possibilidades que temos ao alcance. Não aceito o argumento de que tecnologia atrapalha na educação, vindo de quem sequer experimentou suas possibilidades. Todo educador precisa estar onde seu educando está, mesmo que discorde de algumas posturas. Aí reside o papel do mestre: mediar, provocar a reflexão, instigar desafios e mudanças. Admitir o novo não significa desvalorizar o velho, até porque tudo faz parte de um processo. O que era válido antes, em outro contexto, já não é mais, pois a história é dinâmica. Gosto sempre de lembrar dessa história de Eduardo Galeano, em O livro dos abraços:
A BUROCRACIA
Sixto Martinez cumpriu serviço militar em um quartel de Sevilha.
No meio do pátio do quartel havia um banquinho. Junto ao banquinho, um soldado montava guarda. Ninguém sabia por que era necessário guardar o banquinho. A guarda se fazia porque se fazia, noite e dia, todas as noites, todos os dias, e de geração em geração os oficiais transmitiam a ordem e os soldados a obedeciam. Nunca ninguém duvidou, nunca ninguém perguntou. Se assim se fazia, e sempre se havia feito, por algum motivo seria.
E assim continuou a ser, até que alguém, não sei qual general ou coronel, quis saber a ordem original. Tiveram que revolver a fundo os arquivos. E depois de muito buscar, ficou-se sabendo. Havia trinta e três anos, dois meses e quatro dias, um oficial havia mandado montar guarda junto ao banquinho, que estava recém-pintado, para que não acontecesse de alguém sentar sobre a tinta fresca.

Pois então, caros educadores, não sejamos os que se conformam com a mesmice, os que se acostumam com o comodismo, os que não questionam o insatisfatório. Sejamos agentes da mudança, protagonistas da história, aqueles que abrem caminhos, que ousam subverter o sistema imposto para servir a poucos. como ferramentas, busquemos a coragem, a persistência, a flexibilidade, o compromisso e acima de tudo, o amor com a causa educação. 
Aqui vão algumas anotações que mais chamaram atenção. Muito mais, veja no site da Campus Party, Educa Party ou pesquise as #CPBR5 e #educaparty.

Alguns vídeos de debates :


Mobilidade Digital e Educação: a escola para além de seus muros

Leia também o post do professor Suintila, um dos debatedores, aqui


A educação vai se reeducar?

Leia o meu post sobre o debate aqui.


Padrão Aberto para livros eletrônicos
,

Web Semântica, HTML5 e CSS3: os padrões da web do futuro


Robótica e educação inclusiva


O fim da blogosfera moleque?


Os filhos da Internet

Os filhos da Internet - post sobre o debate

Android- conheça o futuro inevitável!


 Inclusão e Mídias Digitais
 
A comunicação e o acesso ao conhecimento sempre foi um desafio para as pessoas portadoras de deficiências. Cada vez mais, as tecnologias digitais, através de ferramentas de acessibilidade tem tornado esses obstáculos menores. Práticas de inclusão digital e social serão apresentadas nesse debate, para responder a seguinte reflexão: as tecnologias digitais podem ser de fato inclusivas?
 Leia também Post sobre o debate  no blog Jornal e Educação.

Celular na Educação
 O uso de dispositivos móveis como o telefone celular vem sendo incorporado no dia-a-dia da escola ou de ONGs e instituições educativas em contato direto de crianças e adolescentes. De que forma o celular pode ser incorporado às práticas educativas e o que de fato o uso desse recurso pode impactar na aprendizagem dos alunos?
 Leia também Post sobre o debate  no blog Jornal e Educação.

Confira  também :
Menos tecnologia, por favor!  post de Rafael Parente
Ética digital e responsabilidade na web - post sobre o debate
Games na educação - apertando o start - post sobre o debate
Cultura livre e inovação em educação - post sobre o debate
Entrevista com Léa Fagundes - post do Jornal e Educação
Michio Kaku -Físico prevê o fim dos computadores - reportagem

OBS: Post sujeito a futuras edições e acréscimos.

Deixe seus comentários sobre qualquer dos assuntos abordados!


4 comentários:

  1. Olá Marli, recebi seu recadinho no meu blog e vi que vc deixou um comentário no Educação Nota 10 do Globo. Muito obrigada pela sua ajuda! Vc me perguntou se sou da ANJ...não sou. Exerço atualmente a profissão de professora da Prefeitura do Rio de Janeiro.Sou formada em Publicidade e Jornalismo pela PUC (RJ). Exerci durante algum tempo a profissão de publicitária. Me formei também em Direito. Porém, não exerço totalmente (apenas administro alguns imóveis da família).
    Vi que vc postou o texto do Rafael "Menos tecnologia, por favor ".Ele é o subsecretário de novas tecnologias educacionais da SME.Super humano e acessível. Tenho dois blogs inseridos no Portal Rioeduca.
    http://ler-com-prazer.blogspot.com
    http://escola-lais-netto-dos-reis.blogspot.com
    Gostei muito do seu blog e estou seguindo, para ficar a par das novidades. Obrigada!
    Um grande abraço.
    Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  2. Ah! Achei ótima a suas postagens sobre o "Campus Party / Educa party".E gostei de poder ver os vídeos. Fiquei super triste de não ter podido participar, estava trabalhando...Porém, acompanhei pelo twitter e pelo rioeduca,as novidades.Pois o Rafael, postava sempre que podia, assim como a Lilian Ferreira (responsável pelo Portal do Rioeduca).
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Del! Será um prazer tê-la como leitora como chegaste ao meu blog? Eu conheço o Rafael e gosto muito do trabalho dele.Pena que nem oencontrei lá, pois foi tanta coisa acontecendo... Abraço!

    ResponderExcluir
  4. sem duvida que implantar tecnologias na educação para Educação na Cultura Digital é muito importante e com certeza aumentaria a qualidade da educação e assim o país lucraria no futuro com profissionais qualificado.O que me entristece é que a realidade da educação brasileira é bem diferente, algumas escolas não contam nem com livros e carteiras para todos os alunos.O que nós educadores temos que fazer é nos unir, para lutarmos por uma educação de qualidade para todos.

    http://professormotaneto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)